Os 26 convocados de Roberto Martínez para o Euro

Os 26 convocados de Roberto Martínez para o Euro

SELEÇÃO21.05.202412:50

Selecionador surpreendeu com chamada de Pedro Neto e justificou aposta em Francisco Conceição: «Espalha-brasas de nível excecional»; Raphael Guerreiro, lesionado, 'abriu a porta' a Nélson Semedo; Trincão e Pote «tiveram azar»

O selecionador nacional, Roberto Martínez, anunciou esta terça-feira os 26 convocados para o Euro-2024, com destaque para as chamadas de Francisco Conceição, Pedro Neto e Nélson Semedo. Em sentido contrário, ficaram fora da lista nomes como Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Ricardo Horta.

Lista de convocados da Seleção Nacional

Guarda-redes:
Diogo Costa (FC Porto)
José Sá (Wolverhampton)
Rui Patrício (Roma)

Defesas:
António Silva (Benfica)
Danilo (PSG)
Diogo Dalot (Manchester United)
Gonçalo Inácio (Sporting)
João Cancelo (Barcelona)
Nélson Semedo (Wolverhampton)
Nuno Mendes (PSG)
Pepe (FC Porto)
Rúben Dias (Manchester City)

Médios:
Bruno Fernandes (Manchester United)
João Neves (Benfica)
João Palhinha (Fulham)
Otávio (Al Nassr)
Rúben Neves (Al Hilal)
Vitinha (PSG)
Bernardo Silva (Manchester City)

Avançados:
Cristiano Ronaldo (Al Nassr)
Diogo Jota (Liverpool)
Francisco Conceição (FC Porto)
Gonçalo Ramos (PSG)
João Félix (Barcelona)
Pedro Neto (Wolverhampton)
Rafael Leão (Milan)

Em relação às novidades, o técnico espanhol justificou a aposta em Francisco Conceição com o facto de o extremo do FC Porto ser «um espalha-brasas de um nível excecional» e, no que diz respeito a Pedro Neto, garantiu que o atacante do Wolverhampton está apto e não será um risco, uma vez que disputou o último jogo da época pelo clube.

Quanto às ausências, Raphael Guerreiro foi baixa notada, tendo o técnico espanhol revelado que o lateral do Bayern «não está apto», o que justificou a aposta em Nélson Semedo. Roberto Martínez confessou também que «foi muito difícil» deixar fora da lista Ricardo Horta: «Fiquei triste por não estar.»

O facto de Roberto Martínez ter chamado apenas um jogador do Sporting (Gonçalo Inácio), clube que se sagrou campeão nacional, foi decisão que mereceu explicação: «Trincão e Pedro Gonçalves tiveram uma época excecional, mas são jogadores que tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles.»