Leny Yoro e Ruben Amorim - Foto: IMAGO

Yoro aprova mão pesada de Amorim no balneário: «Não podemos construir algo com mau ambiente»

Defesa francês apoia mudança de mentalidade imposta por Ruben Amorim e acredita no sucesso do projeto que está a ser desenvolvido

O defesa francês do Manchester United, Leny Yoro, elogiou o clube pela postura de melhorar o caráter e a união do plantel, sublinhando a importância da cultura implementada pelo treinador Ruben Amorim.

O treinador português tem sido consistente na sua missão de transformar a cultura do clube, o que o levou a tomar decisões difíceis sobre a atitude de certos jogadores.

Ruben Amorim com Leny Yoro (foto: Manchester United)

Em entrevista ao The Guardian, Yoro destacou a importância destas mudanças: «O caráter é muito importante, também para o ambiente da equipa. Penso que o clube está a fazer bem neste aspeto, em contratar apenas pessoas que possam trazer coisas boas para a equipa. Não queremos nada de mau na equipa. É muito importante para nós.»

A abordagem de Amorim ficou patente na gestão de jogadores de alto perfil. Pouco tempo após a sua nomeação, marginalizou Marcus Rashford, que acabou emprestado ao Aston Villa e depois ao Barcelona. De forma semelhante, Alejandro Garnacho foi excluído do dérbi da época passada contra o Manchester City e, mais tarde, foi-lhe dito que teria de sair após reagir mal à sua não-inclusão no onze inicial da final da UEFA Europa League.

Rashford, Garnacho, Jadon Sancho e Antony foram todos afastados da primeira equipa durante o verão, enquanto o United trabalhava nas suas saídas.

Embora Yoro não tenha nomeado ninguém em específico, os seus comentários refletem uma aprovação generalizada da estratégia de Amorim, que dá prioridade ao caráter acima do talento individual.

Leny Yoro (central, 19 anos) tem ganho cada vez mais espaço no onze de Ruben Amorim no Manchester United - Foto: IMAGO

«Portanto, como disse, tentamos focar-nos na equipa. Não fazer qualquer drama. Apenas falar com todos, ter um bom relacionamento. Isto é o melhor, penso eu, para a equipa. Não podemos construir algo com má energia, mau ambiente ou maus caracteres. Penso que o clube está a fazer bem neste aspeto».

Leny Yoro traça objetivo da época: regresso à Champions

O defesa francês garante que o Manchester United «pode alcançar» um lugar no top 4 da Premier League. Leny Yoro reiterou a ambição do Manchester United em garantir um lugar entre os quatro primeiros classificados da Premier League e regressar à UEFA Champions League na próxima temporada, enfatizando a importância do futebol europeu para o clube.

Derrota com o Tottenham (0-1) na final da Liga Europa, a 21 de maio de 2025, após desilusão na Premier League
Derrota com o Tottenham (0-1) na final da Liga Europa, a 21 de maio de 2025, após desilusão na Premier League

O defesa de 19 anos, que cumpriu os 90 minutos na derrota da final da Liga Europa contra o Tottenham, está consciente do que está em jogo.

«Quando se está no Manchester United, é preciso jogar na Europa, especialmente depois do que aconteceu no ano passado. Todos sabem que a nossa ideia é estar no topo, estar na Liga dos Campeões. Podemos alcançar isso. É muito importante para nós este ano atingirmos este objetivo, e isso está na mente de todos», disse Yoro em entrevista.

O United falhou a qualificação para a Liga dos Campeões na época passada, mas Yoro mantém o otimismo.

A atual campanha oferece um calendário menos preenchido, o que, segundo o central, é benéfico. «Temos um jogo por semana agora, por isso penso que nos ajudou um pouco a trabalhar mais nas coisas que não estavam bem no ano passado. Temos mais tempo para trabalhar agora», acrescentou.