Jovem de 17 continua a deslumbrar o mundo do futebol #DAZNLALIGA

Yamal, Rice e um internacional português entre os candidatos ao Puskás 2025

11 jogadores foram nomeados pela FIFA para suceder a Garnacho, incluindo Kévin Rodrigues

Já se conhecem os candidatos ao Prémio Puskás 2025 e há um internacional português! A FIFA nomeou 11 jogadores e revelou a lista final esta quinta-feira, sendo que Lamine Yamal e Declan Rice são os nomes mais sonantes, mas também está presente Kévin Rodrigues.

O lateral-esquerdo de 31 anos está atualmente no Gaziantep, em final de contrato, e nunca jogou futebol profissional em Portugal, tendo-se formado no Toulouse, mas já representou a Seleção Nacional por três vezes: em dois particulares e foi titular num jogo oficial da Liga das Nações com a Polónia (1-1), em 2018, antes da conquista em 2019.

O golo do luso não foi pelo Gaziantep, foi sim pelo Kasimpasa, o seu antigo clube, em casa diante do Rizerspor (3-2), marcado a 9 de fevereiro deste ano. Esse foi precisamente o primeiro golo do encontro, aos 30 minutos, e foi um excelente remate com o pé esquerdo, de primeira e sem deixar a bola cair, sem hipóteses para o guarda-redes. Golaço!

Alerrandro, do Vitória, Alessandro Deiola, do Cagliari, Pedro de la Vega, do Seattle Sounders, Santiago Montiel, do Intependiente, Amr Nassr, do Pharco, Carlos Orrantía, do Atlas, Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns e Rizky Ridho, do Persija Jakarta, são os outros candidatos.

O golo eleito de Declan Rice foi frente ao Real Madrid, a 8 de abril, para os quartos de final da UEFA Champions League, no Emirates, partida em que bisou de livre direto, mas o segundo foi ainda melhor do que o primeiro.

Já o de Lamine Yamal foi pelo Barcelona ao Espanhol, em dérbi catalão, e marcou precisamente ao agora colega de equipa Joan García, o guarda-redes, a 15 de maio. Na altura com ainda 17 anos, o jovem extremo recebeu a bola na direita, cortou para dentro e atirou... ao ângulo.

Resta saber quem sucederá a Alejandro Garnacho, vencedor do Puskás 2024 com um pontapé de bicicleta espetacular pelo Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, em casa do Everton. Em 2023, Nuno Santos esteve muito perto de vencer, com um golo de letra em Alvalade, mas ficou em segundo lugar, atrás de Guilherme Madruga e à frente de Julio Enciso.