Vitória de Guimarães também quer um '2026 é o novo 2016'
Depois de um fim-de-semana passado de glória com a conquista da Taça da Liga, o Vitória de Guimarães tem agora outro grande desafio pela frente: vencer o FC Porto no estádio D. Afonso Henriques - algo que não acontece desde... 2016.
Recentemente, tem-se popularizado nas redes sociais (brincadeira que já entrou também no mundo futebol) a trend 2026 is the new 2016 [2026 é o novo 2016]. Por exemplo, seguindo esta tendência, à semelhança do que aconteceu há dez anos (com o Europeu de França), Portugal voltaria este ano a vencer um título internacional - no caso, o Mundial nos EUA, Canadá e México.
É precisamente em busca de cumprir esta tendência que conquistadores entrarão em campo no próximo domingo. É que... no único jogo em que vitorianos e dragões se defrontaram em 2016 na cidade-berço, a vitória caiu para os vitorianos: 1-0, com um golo de Bouba Saré. Curiosamente, este sábado, dia 17, um dia antes do novo encontro para a 18.ª jornada (domingo, às 20h30), cumprem-se dez anos desta última vitória.
Desde então, em dez jogos realizados entre as duas equipas no reduto vimaranense, os minhotos não mais sorriram perante o azuis e brancos. O melhor que conseguiram foi mesmo um empate sem golos em 2019. De resto, perderam nove vezes.
Os indicadores para se cumprir a tal moda são bons. Além do atual excelente momento de forma (conquista da Taça da Liga e três vitórias seguidas), a formação orientada por Luís Pinto foi a única portuguesa e em território português, a derrotar o FC Porto esta temporada: 3-1, nos quartos de final da Taça da Liga, em pleno Estádio do Dragão. Além desse desaire, dragões só perderam contra o Nottingham Forest (1-0), mas em Inglaterra, para a Liga Europa.
Quebrar o tal enguiço de dez anos permitiria ao Vitória de Guimarães igualar a melhor sequência de vitórias da época: quatro. Curiosamente, na série anterior (cumprida entre novembro e dezembro), o quarto triunfo também foi contra o FC Porto, no desafio supramencionado. Agora, conquistadores vêm de três vitórias seguidas - Nacional (2-1), Sporting (2-1) e SC Braga (2-1) - e buscam novo brilharete, para que a quarta possa mesmo chegar novamente diante portistas.