Farioli e Villas-Boas selaram a renovação na centenário Livraria Lello - Foto: FC Porto
Farioli e Villas-Boas selaram a renovação na centenário Livraria Lello - Foto: FC Porto

Villas-Boas: «É uma honra antecipar a renovação de Farioli»

Presidente do FC Porto destacou a forma como o italiano ‘entrou’ na cultura do clube, reavivando a chama do dragão e cativando sócios e adeptos. «Líder forte, determinado e que percebe valores do FC Porto», elogia

Farioli e André Villas-Boas selaram este domingo a renovação do contrato do italiano até 2028, num cenário de luxo: a centenária Livraria Lello, no coração do Porto. Um momento simbólico que consagra a união entre o técnico, a direção e a cidade, numa fase em que os dragões voam alto com os melhores registos históricos de sempre.

«Temos a renovação de um contrato de um treinador, o que é sempre um passo determinante na história do clube. Não é um projeto meu, é um projeto do FC Porto», começou por afirmar Villas-Boas. «Normalmente estes passos dão-se quando há convicção no trabalho realizado e não há dúvida nenhuma que, com os registos obtidos até agora – os melhores registos históricos de sempre do FC Porto –, e o conhecimento do que é o trabalho diário do mister e desta equipa técnica, é para nós uma honra e um orgulho enorme chegarmos a esta fase do campeonato e antecipar esta renovação de contrato, que me parece de todo merecida fruto do grande trabalho que estão a desenvolver. Portanto, muito satisfeito, orgulhoso, um corpo comum de ideias, sobretudo, uma rápida aceitação do que é o projeto de futuro do FC Porto em conjunto. Acho que é uma renovação que vai orgulhar todos os portistas.»

Não há dúvida nenhuma que, com os registos obtidos até agora – os melhores registos históricos de sempre do FC Porto –, e o conhecimento do que é o trabalho diário do mister e desta equipa técnica, é para nós uma honra e um orgulho enorme chegarmos a esta fase do campeonato e antecipar esta renovação de contrato

Questionado sobre a simbiose tantas vezes referenciada pelo próprio Farioli, o presidente portista não hesitou: «Acho que é uma simbiose perfeita de união do FC Porto com os seus adeptos, com a sua massa associativa, que vem muito fruto da mensagem do treinador, da convicção das suas mensagens que se alastra evidentemente ao grupo, mas também à massa associativa. O que obtivemos com o mister Farioli desde que ele chegou ao FC Porto foi uma renovação deste conceito de união que sabemos bem o que ele significa. Sabemos também como nos catapulta até ao sucesso. E é quando temos um líder forte, determinado, que percebe o que é o FC Porto, os seus valores, os seus princípios, percebe o que é a cidade e o que as pessoas desejam. Quando se obtém esta união, os resultados ficam à vista.»

Temos um líder forte, determinado, que percebe o que é o FC Porto, os seus valores, os seus princípios

Villas-Boas destacou ainda o mérito do italiano: «Há aqui muito mérito do mister, num conhecimento prévio do que são estas realidades, na transmissão dessa mensagem e na forma como faz os jogadores transcenderem-se em campo para obter resultados. Tudo isto está à vista também, mas está sobretudo dentro de nós enquanto sentimento e a forma como nos agarramos a esta equipa, a este conceito de união, e o vemos demonstrado em todos os campos que jogamos até agora. Portanto, queremos estender no tempo esta renovação, trazendo para aqui este local histórico da cidade do Porto, esta magnífica Livraria Lello que vai comemorar na terça-feira 120 anos.»

[Adaptação de Farioli] Acho que é fruto da sua maneira de ser, da sua jovialidade, evidentemente, da sua vontade de conquistar o mundo e de conquistar títulos também. E de conquistar o coração da cidade, o coração das pessoas, e isso vê-se bem na mensagem que ele transmite

A fechar, explicou a rápida adaptação de Farioli ao clube e à cidade: «Acho que é fruto da sua maneira de ser, da sua jovialidade, evidentemente, da sua vontade de conquistar o mundo e de conquistar títulos também. E de conquistar o coração da cidade, o coração das pessoas, e isso vê-se bem na mensagem que ele transmite. Fazia sentido para juntarmos esta união à cidade também, trazendo a renovação do mister para este espaço e vê-la propagada no tempo, que é o que mais desejamos.»