V. Guimarães: muralha afinada na antecâmara do dérbi minhoto
Na 5.ª jornada da Liga o Vitória de Guimarães visitou o reduto do Estrela da Amadora e venceu por 2-0, tratando-se do primeiro jogo da temporada em que não sofreu golos. Um sinal de que o processo defensivo está a aprimorar-se e Luís Pinto, tal como os responsáveis vimaranenses, não podiam desejar por melhor altura, já que a partida que se segue é, nem mais nem menos, do que o dérbi minhoto frente ao rival SC Braga, no próximo sábado, no Estádio D. Afonso Henriques.
Coincidência ou não, na partida com os tricolores o técnico dos conquistadores apenas realizou uma alteração no onze e foi logo na baliza. Juan Castillo, de 22 anos, foi promovido à equipa inicial, em detrimento de Charles, e na sua estreia com a camisola dos vimaranenses, o jovem guardião não foi buscar qualquer bola ao fundo das suas redes. Por aqui se depreende que o jogador que chegou este verão, proveniente dos colombianos do Fortaleza FC, é uma aposta para o imediato.
No entanto, o guarda-redes não foi o único a somar os primeiros minutos pelo emblema da cidade berço, pois Noah Saviolo, que ascendeu da equipa B, estreou-se nos convocados e na Liga, sendo lançado ao minuto 64. Mais uma surpresa, pois o avançado belga, de 21 anos, esteve afastado dos relvados nas últimas semanas devido a um problema físico num tornozelo e assim que ficou disponível foi chamado, relegando Oumar Camara, igualmente de forma inédita, para fora da ficha de jogo.
As estreias, assim como os bons prenúncios para o dérbi, não se ficaram por aqui, pois Alioune Ndoye festejou um golo pela primeira vez nos relvados nacionais. O ponta de lança senegalês, de 23 anos, faturou aos 90 minutos na Reboleira, possibilitando que a equipa relaxasse quanto à conquista dos três pontos. O artilheiro, contratado ao FK Valmiera da Letónia, tornou-se assim no primeiro jogador do V. Guimarães a marcar a partir da condição de suplente, na presente temporada.
Com tudo isto, os conquistadores podem encarar esta semana de trabalho que antecede o confronto com os arsenalistas de forma bem mais tranquila.