UEFA vai co-organizar a Bola de Ouro (e vêm aí novos prémios)
A UEFA e o Groupe Amaury, proprietário de France Football e L’Équipe, anunciaram, esta sexta-feira, uma parceria para organizarem em conjunto a cerimónia da Bola de Ouro a partir de 2024.
«Juntos, a UEFA e o Groupe Amaury pretendem aumentar a estatura e o alcance global dos prémios, ao mesmo tempo promovendo um sentimento de unidade e colaboração dentro da comunidade do futebol. Como parte do acordo, o Groupe Amaury continua a ser o proprietário da marca Bola de Ouro e continuará a supervisionar o sistema de votação, que permanecerá inalterado e independente. A UEFA contribuirá com a sua experiência futebolística, bem como irá comercializar os direitos comerciais globais e organizará a gala anual de prémios», pode ler-se, em comunicado.
A partir de 2024 serão atribuídos dois novos prémios: treinadores masculino e feminino do ano. Os restantes mantêm-se: Bola de Ouro masculina, Bola de Ouro feminina, Troféu Kopa (melhor jogador sub-21), Troféu Yashin (melhor guarda-redes), Troféu Gerd Muller (melhor marcador da época anterior), Troféu Clube Masculino da Temporada, Troféu Clube Feminino da Temporada e Prémio Sócrates (trabalho humanitário).
✨ @ballondor x UEFA ✨
— UEFA (@UEFA) November 3, 2023
🤝 From 2024, we will co-organise the most prestigious award ceremony in football, honouring the finest players of our sport alongside Groupe Amaury.
We will also introduce a new #ballondor award for Men’s and Women’s Coach of the Year.
More: ⬇️
Refira-se que foi Messi a vencer a Bola de Ouro 2023, a oitava na sua carreira.