Trump anuncia que Nicolas Maduro foi capturado em intervenção na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado que as forças militares norte-americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro e a mulher, retirando-os do país.
«Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea», escreveu na sua rede social, Truth.
Trump: The United States of America has successfully carried out a large scale strike against Venezuela and its leader, President Nicolas Maduro, who has been, along with his wife, captured and flown out of the Country. pic.twitter.com/wvuHsExO14
— Acyn (@Acyn) January 3, 2026
Os detalhes são escassos, e Donald Trump vai falar esta tarde em conferência de imprensa.
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, exigiu «prova de vida» de Maduro e da mulher, confirmando que o governo venezuelano desconhece o paradeiro do presidente.
Durante a madrugada, várias explosões foram ouvidas em Caracas com intervalo de cerca de 30 minutos, e foram visíveis incêndios em vários pontos da cidade.
Segundo a CBS, além de Caracas, houve vários ataques por parte dos EUA a instalações militares na Venezuela.
Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela, apelou a uma resistência unida perante «a pior agressão» de sempre contra a Venezuela e anunciou que todas as forças militares do país seriam mobilizadas.
A tensão entre Estados Unidos e Venezuela tem vindo a aumentar nas últimas semanas. Os EUA atacaram vários navios alegadamente de traficantes de droga junto à costa do país sul-americano e mais recentemente capturaram dois petroleiros.