Previsões de mau tempo - Foto: Teresa Suarez/EPA
Previsões de mau tempo - Foto: Teresa Suarez/EPA

Tempestade pós-tropical Gabrielle traz chuva e ventos fortes para o continente

Gabrielle já afetou o arquipélago dos Açores

As previsões meteorológicas para este sábado alertam para a aproximação da tempestade pós-tropical Gabrielle, que deixará céus nublados no noroeste da Península Ibérica e nuvens altas abundantes no resto do território. O céu tenderá a ficar nublado, especialmente no norte de Portugal e Galiza, com precipitações e tempestades que podem ser fortes no final do dia, à medida que a Gabrielle se aproxima da Península Ibérica. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o aumento de nebulosidade a partir da tarde com ocorrência de períodos de chuva, sendo por vezes forte no litoral Norte e Centro, assim como a intensificação do vento no litoral oeste e nas terras altas, com descida das temperaturas máximas.

O céu vai estar pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, tornando-se gradualmente muito nublado, do litoral para o interior, a partir do início da tarde. O IPMA prevê a possibilidade de ocorrência de trovoada no final do dia.

O vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, irá tornar-se moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e no litoral oeste a partir da tarde, com rajadas até 80 km/h. 

A Gabrielle, que já afetou o arquipélago dos Açores com a intensidade de ciclone, irá trazer vento forte, algo que, associado a terrenos secos e quentes, poderá provocar incêndios rurais, alertou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).