Simon Yates ganhou o Giro no ano passado. IMAGO
Simon Yates ganhou o Giro no ano passado. IMAGO

Surpresa no ciclismo: vencedor do Giro anuncia fim de carreira

Simon Yates, que representa a Visma-Lease a Bike, companheiro de equipa de Jonas Vingegaard, surpreendeu o mundo do ciclismo ao anunciar um ponto final na carreira

O britânico Simon Yates, vencedor do Giro, vai retirar-se do ciclismo profissional no final da temporada, aos 33 anos. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela sua equipa, a Visma-Lease a Bike.

A decisão surge após uma carreira de 13 anos ao mais alto nível, durante a qual conquistou duas Grandes Voltas - Vuelta 2018 e Giro 2025 - , dez etapas em Grandes Voltas e um total de 36 vitórias como profissional, além de ter estado nos Jogos Olímpicos. Yates afirma que termina a sua carreira com um «profundo orgulho e uma sensação de paz».

Num comunicado surpreendente, o ciclista anunciou a decisão. «Decidi retirar-me do ciclismo profissional. Sei que isto pode ser uma surpresa para muitos, mas não foi uma decisão tomada de ânimo leve», disse Yates.

«Tenho pensado nisto há muito tempo e sinto que este é o momento certo para deixar o desporto.»

Esta notícia significa que a sua emocionante vitória na geral do Giro de 2025 e o triunfo impressionante na etapa de montanha do Tour de France, que culminou em Sestrière — um local que lhe trouxera memórias difíceis sete anos antes —, foram as suas últimas grandes conquistas na modalidade.

«A todos os que me apoiaram ao longo do caminho – desde a equipa técnica aos meus colegas – a vossa fé e lealdade inabaláveis permitiram-me realizar os meus sonhos. Quando eu duvidava de mim, vocês nunca o fizeram. Obrigado.»

Yates não revelou a razão para a decisão que apanhou todos desprevenidos. «Deixo o ciclismo profissional com grande orgulho e paz interior. Este capítulo deu-me mais do que alguma vez poderia ter imaginado – memórias e momentos que me acompanharão muito para além da competição. Obrigado por esta jornada», concluiu o britânico.