Sporting empata em Guimarães e pode deixar a águia fugir ainda mais
Vitória de Guimarães e Sporting empataram (0-0), em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga BPI, num encontro marcado pela entrega e pelo equilíbrio, mas também pela falta de eficácia no momento da decisão.
Apesar da competitividade demonstrada por ambas as equipas, foram as defesas a superiorizarem-se aos ataques. O Sporting tentou assumir o controlo do jogo, dominando a posse de bola e empurrando o encontro para o meio-campo adversário, mas encontrou sempre um Vitória bem organizado e sólido defensivamente. Ainda assim, a melhor oportunidade da primeira parte pertenceu à formação vimaranense: após um cruzamento de Bárbara Azevedo, Sara Brasil cabeceou com perigo, obrigando Anna Wellmann a uma boa defesa.
Tal como o tempo frio que se fez sentir, o jogo manteve-se sempre pouco animado, com as duas equipas a revelarem muitas dificuldades em criar situações claras de golo junto da baliza contrária. No início da segunda parte, o encontro podia ter ganho outra emoção quando, aos 52 minutos, foi assinalada grande penalidade a favor do Sporting. Contudo, após análise do VAR, a decisão acabou por ser revertida devido a uma posição irregular de Flor Bonsegundo no início do lance.
A intensidade nunca foi elevada e, ao longo dos 90 minutos, ficou a sensação de que nenhuma das equipas conseguiu impor verdadeiramente o seu jogo. Se na primeira parte as ocasiões foram escassas, no segundo tempo o cenário manteve-se praticamente inalterado. No final, o empate sem golos refletiu fielmente o equilíbrio entre duas equipas — seguras defensivamente, mas pouco inspiradas no último terço
O Sporting pode ver a distância para o líder Benfica aumentar para sete pontos, em caso de vitória das águias. Na próxima jornada, as leoas recebem o Damaiense, enquanto o V. Guimarães desloca-se ao terreno do Benfica