Sporting impôs-se ao Valcea na última jornada da fase de grupos da Taça Europa de basquetebol - Foto: FIBA

Sporting despacha romenos e garante qualificação na Taça Europa

Leões receberam e venceram, de forma concludente, o Valcea, por 121-67, e passam à 2.ª fase da competição como um dos melhores segundos classificados

O Sporting não fez por menos e garantiu a passagem à segunda fase de grupos da Taça Europa com uma vitória de expressão invulgar sobre os romenos do Vâlcea: 121-67. Nada menos do que 54 pontos de vantagem.

Todavia, mais importante que o resultado esmagador, corolário de uma exibição sem mácula no seu João Rocha, os leões asseguraram, sem depender de terceiros, o apuramento, como um dos melhores segundos classificados no Grupo G.

Na segunda fase da competição, defrontam o Rostock Seawolves (Alemanha), adversário do Benfica, esta quarta-feira, na derradeira jornada da ronda de grupos da Liga dos Campeões, e vencedor sobre os encarnados nos dois jogos - o Trefl Sopot (Polónia) e o Murcia (Espanha).

O Sporting não deixou margem para dúvidas na vitória frente ao Valcea, numa partida em que a superioridade leonina ficou evidente desde o primeiro minuto. Num jogo tão desequilibrado que dificilmente pode ser chamado duelo, a equipa portuguesa entrou de forma avassaladora e rapidamente mostrou que não estava disposta a facilitar.

O primeiro quarto foi de nível excecional, tanto no plano individual como no coletivo. A atacar com fluidez e a defender com intensidade, o Sporting construiu uma vantagem confortável, impulsionado pelas exibições de Maleeck Harden-Hayes e Brandon Johns Jr., que se destacaram desde cedo.

No segundo quarto, o domínio manteve-se. Os triplos continuaram a cair com frequência, ampliando ainda mais a diferença até aos 49-28. Sem armas para contrariar o ritmo leonino, o Valcea chegou ao intervalo a perder por 68-41, resultado que praticamente selava o desfecho da eliminatória.

A formação romena conseguiu reduzir ligeiramente durante o terceiro período, encerrando-o com 92-58 no marcador. Porém, os últimos dez minutos voltaram a ser de sentido único, com o Sporting a acelerar novamente e a fechar o jogo com uns expressivos 121-67, garantindo a qualificação com enorme autoridade.

Brandon Johns Jr. foi um dos grandes destaques da partida, somando um duplo-duplo de 23 pontos e 15 ressaltos. Francisco Amarante também brilhou, com 21 pontos e dez ressaltos, enquanto Maleeck Harden-Hayes (19 pontos) e Diogo Ventura (16 pontos) completaram uma noite de elevado nível para o coletivo leonino.