Sporting venceu a primeira mão em Alvalade com golo de penálti de Luis Suárez
Sporting venceu a primeira mão em Alvalade com golo de penálti de Luis Suárez - Foto: IMAGO

Sporting: «confissão integral e sem reservas» de Suárez no gesto de roubo

A BOLA apresenta-lhe os argumentos para o castigo do avançado colombiano no acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de queixa por parte do FC Porto

Na sequência do castigo imposto a Luis Suárez pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um jogo de suspensão, devido ao gesto de roubo no Sporting-FC Porto, referente à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, após queixa apresentada pelos dragões, A BOLA dá conta do posicionamento do colombiano no processo.

Consta no acórdão do CD da FPF que a equipa de arbitragem confirmou não ter visto o gesto durante o jogo, mas foram analisadas imagens televisivas e «o jogador apresentou uma confissão integral e sem reservas», o que permitiu reduzir as sanções para metade .

Foi considerado que o gesto tem, em Portugal, o significado inequívoco de «roubo» ou «roubar», visando ofender a honra e a isenção da equipa de arbitragem. Sendo que o jogador foi condenado pela prática da infração prevista no art. 158.º, alínea a) do RDLPFP (Injúrias e ofensas à reputação) com um jogo de suspensão, mais multa pecuniária no valor de 1.530 euros.

Embora o jogador tivesse antecedentes disciplinares nesta época, A BOLA sabe que o Conselho de Disciplina decidiu não aplicar a agravante de reincidência «por considerar que não havia uma conexão íntima entre este incidente (injúrias) e o anterior (danos materiais num vidro/porta)».

A decisão é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF ou para o Tribunal Arbitral do Desporto, mas, o Sporting não o pondera fazer.