Muita luta em Igualada, onde o Sporting acabou por ser eliminado (foto WSE)

Sporting cai nos penáltis nos quartos da Taça Europa

Leões perderam em Igualada por 3-2, o que empatou a eliminatória, e cederam depois na decisão por remates da marca de penalidade máxima (2-1)

O Sporting foi eliminado nos quartos de final da Taça Europa (WSE) pelos espanhóis do Igualada, ao perder por 5-3 após desempate na marcação de penáltis, este sábado, na Catalunha.  

Depois da vitória por 3-2 na primeira mão, no Pavilhão João Rocha, os leões perderam pelo mesmo resultado na partida realizada naquela cidade nos arredores de Barcelona e cederam depois quando o apuramento se decidiu por sticadas da marca de máxima penalidade.  

Os verdes e brancos começaram bem e adiantaram-se com dois golos em minutos consecutivos, por Toni Perez (9’) e Alessandro Verona (10’). Os catalães reagiram ainda antes do intervalo, reduzindo por Marc Rouzé, aos 21 minutos, e poderiam ter atingido o período de descanso já com o empate, mas Ângelo Girão defendeu o livre direto de Roger Bars (22’). 

Lance do jogo Igualada-Sporting para a Taça Europa

No início da segunda parte, as oportunidades de golo foram em menor número e menos flagrantes, com o remate de Facundo Bridge ao poste e mais uma ótima intervenção de Girão, a tiro de Miguel Cañadillas a serem exceção... Todavia, o aviso por este jogador do Igualada teve repercussão aos 37 minutos, ao apontar o tento do empate, com um forte remate de longe. 

Apesar do ascendente da equipa anfitriã no jogo, o Sporting conseguiu impor o seu ritmo e ficou perto de voltar a passar para a frente do marcador. No entanto, o guarda-redes Guillem Torrents parou as tentativas de Verona e João Souto. 

Lance do jogo Igualada-Sporting para a Taça Europa

Quem não marca, sofre, e a dois minutos do final da partida, o Igualada completou a reviravolta, por Marc Rouzé e empatou a eliminatória, obrigando a prolongamento. 

No tempo extra, as equipas não arriscaram tanto e o desgaste retraiu-as, tendo a ausência de golos como consequência, levando a decisão para o desempate por penáltis. Então, as duas equipas iniciaram a série com eficácia (Roma e Verona), mas de seguida os guarda-redes impuseram-se aos rematadores, até que à quarta ronda Miguel Cañadillas colocou os catalães em vantagem por 2-1. A última tentativa pertenceu a João Souto, que não superou Jaume-Arnau Marqués. 

Lance do jogo Igualada-Sporting para a Taça Europa

Edo Bosch: «Nada previa... e tivemos oportunidade de matar» 

Após o jogo, o treinador do Sporting, Edo Bosch, reconheceu que «bom momento» da sua equipa «não previa um resultado destes». 

«A defesa do Igualada foi muito dura e foi sempre difícil superá-la. Conseguimos marcar dois golos e tínhamos uma vantagem considerável. Tínhamos o jogo controlado, eles conseguiram reduzir e crescer. O empate era o resultado mais justo, mas conseguiram o 3-2 e fomos às grandes penalidades, onde não tivemos muito acerto. Não há muito a falar. Na segunda parte, não conseguimos superar a defesa deles como conseguimos na primeira. Tinham uma dureza, por vezes, excessiva, mas os árbitros permitiram», disse o técnico em declarações ao Jornal Sporting. 

Bosch destacou que o Sporting teve «a oportunidade de matar o jogo» com o resultado estava 2-2, mas os catalães «marcaram logo a seguir num ressalto com muita sorte». «Foram felizes e provocaram o prolongamento. Aí, não se passou nada de outro mundo», concluiu. 

SC Tomar-Riba d'Ave nas meias finais

O Sporting de Tomar garantiu a presença na ‘final four’, ao vencer em casa o Voltregá, por 3-1, conseguindo a reviravolta na eliminatória, depois de ter sido derrotado por 4-3 em Espanha.

Os tomarenses vão estar pela segunda vez na meia-final de uma competição europeia, depois de, em 2021/22, terem chegado a essa fase na Liga dos Campeões, perdendo para o Valongo, numa edição sem grande parte dos maiores clubes, em discordância com a federação internacional.

Uma vitória em Itália, por 5-4, abria boas possibilidades ao Riba D’Ave de chegar às meias-finais, mas o Sarzana acabou por empatar a eliminatória com um triunfo por 2-1. A equipa portuguesa garantiu, porém, a qualificação nos penáltis, por 3-1.O Riba D’Ave, que tinha sido relegado da Liga dos Campeões, depois de cair na qualificação, chega pela primeira vez às meias-finais de uma competição europeia.

Na outra meia-final, o Igualada vai defrontar o vencedor do confronto entre Lleida e La Vendéenne, com clara vantagem para o conjunto espanhol, que venceu em França por 8-3 na primeira mão.