Rui Costa pede punição do FC Porto no caso Fábio Veríssimo
Rui Costa considera de «enorme gravidade» a denuncia de pressão do FC Porto ao árbitro Fábio Veríssimo e pede às entidades que tutelam o futebol português para agir rapidamente e punir os dragões.
O árbitro da AF Leiria escreveu no relatório do jogo entre FC Porto e SC Braga que os dragões colocaram no balneário da equipa de arbitragem no Dragão uma televisão que não podia ser desligada e que passou imagens de lances em que os azuis e brancos entenderam ter sido prejudicados, nomeadamente um golo anulado pelo VAR a Froholdt na primeira parte.
«Em relação ao comunicado do FC Porto, lamento que em sete longos parágrafos não se toque naquilo que se passou no Estádio do Dragão. O Benfica já se manifestou sobre isso, considera [o que se passou] de enorme gravidade e espera uma resposta célere das entidades. É uma coisa que não pode acontecer no futebol português, não pode acontecer num jogo, é demasiado grave. O Benfica já se manifestou e, portanto, pouco ou mais nada tenho a dizer sobre isso, apenas lamentar que num texto tão longo se fale de tudo menos daquilo que se passou», começou por dizer, à margem de uma iniciativa de campanha em Barracão, Leiria.
Perante a insistência dos jornalistas, o presidente do Benfica disse que quer ser esclarecido depressa sobre o que «pode acontecer numa situação destas de extrema gravidade».
«Isto não existe. Não pode acontecer de maneira alguma. As entidades têm de manifestar-se o quanto antes e ver que castigo pode dar. Em tanta conversa não se tocou no assunto que se está a discutir. O Benfica reagiu assim que soube dos factos. Vamos aguardar e estar atentos ao que se vai passar. É demasiado grave. Supreende-me bastante ver um comunicado tão extenso no qual não se fala do assunto principal. É quase desviar as atenções do que se passou. Não têm hipótese nenhuma de fazer isso porque é muito evidente. Agora vamos averiguar tudo e esperar. Esperamos que haja punição sobre o que aconteceu no jogo com o FC Porto. Não é normal nem explicável que aconteça uma situação deste género», reforçou.
Otimista antes do jogo com o Leverkusen
Rui Costa partilhou também o estado de espírito antes do duelo com o Leverkusen, esta quarta-feira, da Champions: «Vamos para a quarta jornada, temos três derrotas, não abandonámos a prova, amanhã é um jogo importante e temos de dar uma boa resposta. Não temos a menor dúvida de que a Luz estará cheia e vai empurrar a equipa para a vitória. É uma das nossas melhores marcas — ter a Luz sempre cheia, com calor imenso para ajudar a equipa.»