Alisson tem aproveitado estes dias para uma melhor integração com as ideias de Rui Borges - Foto: IMAGO
Alisson tem aproveitado estes dias para uma melhor integração com as ideias de Rui Borges - Foto: IMAGO

Rui Borges está convencido: reforço aponta à estreia no onze na Taça

Alisson Santos tem aproveitado estes dias para uma melhor adaptação às ideias do treinador e aponta ao jogo de Paços de Ferreira do dia 18. Esteve em evidência na goleada leonina (5-1) sobre o Oriental. E Diomande voltou aos relvados após 64 dias de ausência. A BOLA conta-lhe todas as experiências testadas num jogo que decorreu longe dos olhares dos adeptos

Palco para Alisson Santos. O extremo brasileiro, que, passo a passo, vem somando escassos minutos, já convenceu Rui Borges e a primeira titularidade com a camisola dos leões deve mesmo acontecer na deslocação a Paços de Ferreira, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O atacante — que soma um golo e uma assistência em apenas 99 minutos — voltou ontem, num particular diante do Oriental (equipa do Campeonato de Portugal), a estar em grande plano, assinando alguns dos melhores momentos da equipa numa exibição coroada com um golo na vitória leonina por 5-1. Mas já lá vamos...

Com um plantel a meio gás — 15 internacionais ausentes —, Rui Borges aproveitou a pausa das seleções para dar ritmo competitivo aos (poucos) jogadores que ficaram na Academia por estes dias. Piscando o olho, claro está, ao duelo com o Paços, marcado para dia 18, para o qual são esperadas algumas novidades na equipa. Uma delas, ao que A BOLA apurou, deverá ser mesmo a entrada do brasileiro.

Onze testado com o Oriental

Diomande, que não jogava desde a 1.ª jornada, voltou a ser opção no eixo - Foto: SPORTING CP

Mas as mudanças não devem ficar por aqui e, ontem, com essa partida diante dos pacenses já em ponto de mira, o treinador leonino lançou um onze renovado marcado por muitas novidades. A começar, desde logo, pelo já esperado regresso de Diomande. O costa-marfinense, que não saiu do banco nos últimos dois jogos, após 64 dias de ausência devido a uma lesão muscular, ganhou ritmo e... minutos, dando claros sinais da disponibilidade para recuperar o estatuto no eixo defensivo.

Alisson tem aproveitado os poucos minutos para mostrar serviço - Foto: SPORTING CP

MANGAS NO CORREDOR DIREITO

A reentrada de Diomande foi uma das notas positivas num ensaio que decorreu à porta fechada, longe dos olhares dos adeptos, e que serviu para testar várias soluções. Rui Borges não mudou o sistema (4x2x3x1) e foi obrigado a fazer adaptações. Com João Virgínia na baliza, também ele à espreita de oportunidade para voltar à baliza na Taça, o quarteto defensivo foi composto por Mangas à direita (uma novidade), Diomande e Quaresma no eixo e o regressado Matheus Reis ao corredor esquerdo.

Galeria de imagens 8 Fotos

O meio-campo foi o que sofreu maiores alterações. O jovem brasileiro Rayan Lucas —recém-chegado do Mundial sub-20 — e Samuel Justo, dupla da equipa B que deu resposta muito positiva. O centrocampista, de resto, está à beira de estreia na equipa principal e o segundo, formado em Alcochete, acabou por fazer um dos golos.

A terminar um peso-pesado, Morita (que foi poupado dos compromissos do Japão) a ter o papel de... Trincão no tridente mais ofensivo pelo corredor central. O nipónico esteve também num nível elevado e foi o... goleador, bisando na goleada leonina.

Morita bisou e fez de... Trincão no teste diante do Oriental - Foto: IMAGO

Nas alas, face às poucas opções, Rui Borges lançou, então, o supersónico Alisson pela direita e Maxi Araújo (que voltou à posição de extremo em zonas mais adiantadas) pelo flanco contrário. Já o ataque ficou entregue ao jovem Rafael Nel, avançado de 20 anos, que soma dois golos (em seis jogos) na Liga 2 pela equipa B esta temporada.

Sem Luis Suárez e Ioannidis, Rafael Nel foi testado na frente de ataque - Foto: SPORTING CP

Muito sangue novo, muitos golos, cinco (Morita, 2, Alisson, Samuel Justo e um autogolo) e muita dinâmica num onze renovado e que esteve à prova na Academia. Alguns a espreitarem uma janela de oportunidade, outros em busca do tempo perdido, há uma nova versão do leão pronta a aparecer.