Rio Ave-Aves SAD: Ochoa 'estraga' estreia de Rui Ferreira (crónica)
Estreia amarga.
No primeiro jogo como treinador na Liga ao serviço do Aves SAD, Rui Ferreira arrancou um empate frente ao Rio Ave (1-1). Os avenses estiveram a ganhar (bem podem agradecer à inspiração de Mercado), mas sofreram o empate num erro imperdoável do experiente Guillermo Ochoa já na etapa complementar.
O resultado acaba por se ajustar, visto que o Aves SAD foi melhor na primeira metade enquanto os vilacondenses equilibraram no segundo tempo. O jogo valeu sobretudo pela incerteza no marcador até final, nem tanto pelo espetáculo.
Mercado adianta os avenses com um belo golo
O Aves SAD começou a partida a querer ter bola e com vontade de assumir o jogo – nem parecia uma equipa que apenas tinha um triunfo nos últimos dois meses. Após uma primeira ameaça, John Mercado traduziu a ligeira superioridade avense em golo: transição rápida conduzida por Grau e finalização em jeito do equatoriano com o pé direito. Um belo golo, diga-se.
Os vilacondenses, que tiveram Tiago Morais e Bakoulas de volta à equipa inicial, sentiram dificuldades em superar a organização contrária - o facto de não terem tido nenhum remate enquadrado na primeira metade é sintomático. Em cima do intervalo, e já depois de Miszta ter impedido o 0-2 a Vasco Lopes num contragolpe, o Rio Ave teve a primeira ocasião para marcar, mas o cabeceamento de Tiknaz passou a centímetros da baliza à guarda de Ochoa.
Tiknaz lidera recuperação vilacondense
Em desvantagem, Petit introduziu Martim Neto e André Luiz para a segunda metade. O conjunto dos Arcos melhorou, obrigou o Aves SAD a jogar no seu meio-campo e ficou perto do empate num cruzamento de Pohlmann que ninguém tocou.
Estava dado o mote para o que seguiria, no fundo. Aos 62 minutos, Ochoa parecia ter agarrado a bola cruzada por Pohlmann, mas deixou a bola escapar-lhe e Tiknaz, mais rápido a reagir que tudo e todos, cabeceou para o empate.
Entre a dança das substituições nos 25 minutos finais, o Rio Ave jogou mais tempo em ataque organizado enquanto o Aves SAD privilegiou as saídas rápidas. Os avenses perceberam, no fundo, o momento em que estavam no jogo. Ainda assim, tiveram a melhor oportunidade para agarrar os três pontos - Vasco Lopes desperdiçou a hipótese de ser herói após uma falha de João Pedro.
O Rio Ave chegou ao terceiro empate seguido enquanto o Aves SAD interrompeu a série de duas derrotas consecutivas embora continue em zona perigosa da tabela classificativa.
A reação dos treinadores
Petit - Rio Ave
«Senti a equipa desligada já no aquecimento. A primeira parte foi muito má. Melhorámos na segunda parte e não foi pelas substituições. Quisemos jogar mais por fora e chegámos à igualdade. Este jogo ficou aquém, queríamos muito os três pontos.»
Rui Ferreira - Aves SAD
«Fizemos uma belíssima primeira parte. Com personalidade, chegámos ao golo. Houve alguns equívocos na segunda parte na saída de bola e isso gerou desconfiança. Podíamos ter vencido com a oportunidade do Vasco Lopes. O balneário está triste e frustrado.»
As notas dos jogadores do Rio Ave
Miszta (6), Vrousai (5) Andreas Ndoj (6), Nelson Abbey (6) e Omar Richards (5); Tiknaz (7), Bakoulas (5) e Pohlmann (6); Kiko Bondoso (6), Clayton (6), Tiago Morais (6), Martim Neto (6), André Luiz (6), João Pedro (5m), João Graça (-) e João Novais (-);
As notas dos jogadores do Aves SAD
Ochoa (4), Tomás Tavares (5), Devenish (6), Aderllan Santos (6) e Rafael Rodrigues (5); Gustavo Assunção (5), Piazon (6) Jaume Grau (6); Vasco Lopes (6), Gerson Rodrigues (5), John Mercado (6), Gustavo Mendonça (5), Akinsola (-), Zé Luís (-) e Rodrigo Ribeiro (-).