Treinador do Benfica avalia os três guarda-redes do Benfica

Renovação de contrato na baliza do Benfica

Samuel Soares vai estender a ligação aos encarnados e lutar com Trubin... a não ser que o mercado o leve

Samuel Soares, 23 anos, internacional sub-21, guarda-redes formado no centro de estágio do Seixal, vai renovar contrato com o Benfica e o processo pode ser concluído nos próximos dias, com a correspondente divulgação por parte do clube da Luz.

Com apenas duas épocas de ligação (junho de 2027), Benfica e jogador entenderam que era o momento de estabelecer um novo contrato, que faça justiça ao momento do guardião, que está em claro momento de afirmação.

Samu, como é carinhosamente tratado por muitos companheiros, prepara-se para assinar um novo vínculo que o ligue aos encarnados, provavelmente até 30 de junho de 2030. Com essa assinatura deve chegar um novo ordenado, mais elevado, de forma a premiar a evolução e o estatuto, assim como uma cláusula de rescisão não inferior a 50 milhões de euros.

Esta aposta do Benfica no jogador de 23 anos não é uma surpresa. Samuel Soares, que esteve perto de sair da Luz nos últimos dois verões para poder jogar, cresceu e muito aos olhos internos, sendo alguém que convence agora muitos daqueles que duvidaram que pudesse um dia lutar pela baliza encarnada. Bruno Lage, por seu turno, não tem dúvidas.

Na temporada passada concedeu a baliza a Samuel Soares em dois jogos de Liga, quando Trubin atravessava uma fase menos positiva, e permitiu que o jovem do Seixal assumisse a Taça de Portugal até à final do Jamor, onde fez mais uma boa exibição, apesar da derrota com o Sporting – 1-3, após prolongamento.

Samuel Soares foi autorizado a marcar presença no Europeu de sub-21 e aproveitou muito bem a oportunidade, brilhando a grande altura na equipa portuguesa em vez de assistir do banco dos suplentes aos jogos de Trubin no Mundial de Clubes.

Os tempos são outros, mas a vontade é a mesma. Samuel Soares (1,90 metros, 94 quilos) continua a querer jogar, a precisar de minutos e deve começar uma vez mais a temporada na sombra de Trubin (1,99 metros, 86 quilos), mas a forma como Bruno Lage olha para ele é ainda mais favorável: pode muito bem tomar conta da baliza se forem detetadas oscilações no percurso do internacional ucraniano de 23 anos.

A aposta do Benfica é evidente, no papel e no relvado, mas Samuel Soares poderá ter de lidar também com o mercado. Em Portugal, é desejado e várias equipas da Liga já perguntaram por ele, mas também no estrangeiro encontra admiradores, sobretudo depois do que fez no Europeu de sub-21.

A ideia do Benfica não será mexer na baliza e André Gomes, guarda-redes da formação que também está em processo de renovação de contrato com o clube da Luz, até já foi emprestado ao Alverca, o que sugere que na próxima época haverá duelo de gigantes na baliza das águias.

Sugestão de vídeo: