«Rei das assistências»: Bruno Fernandes continua a escrever história no United

Internacional português ultrapassou Paul Scholes e é agora o quarto melhor assistente da história dos 'red devils' na Premier League

Roberto Martínez apelidou Bruno Fernandes de «rei das assistências». E os números mostram isso mesmo. O internacional português é, neste momento, o melhor assistente da Premier League, com cinco passes para golo, mais um que o quintento Jack Grealish (Everton), Mohammed Kudus (Tottenham), Yankuba Minteh (Brighton), Quili Hartman (Burnley) e Granit Xhaka (Sunderland).

Há, ainda, duas curiosidades em relação a este registo do médio. Para começar, todas estas assistências aconteceram fora de Old Trafford - Liverpool, Nottingham Forest, Tottenham e Crystal Palace (2). Além disso, Bruno Fernandes mostra a sua versatilidade e capacidade de assistir qualquer jogador, já que os cinco passes para golo que assinou tiveram cinco finalizadores diferentes - Mason Mount, Joshua Zirkzee, Harry Maguire, Casemiro e Matthijs de Ligt.

Scholes ficou para trás

Os feitos de Bruno Fernandes, contudo, não ficam por aqui. Com as duas assistências no passado fim de semana, frente ao Crystal Palace, o médio de 31 anos passou a ser o quarto melhor assistente da história dos red devils na Premier League, deixando, nada mais nada menos, que Paul Scholes para trás.

O antigo internacional inglês anotou 55 assistências entre a sua estreia na primeira divisão, em setembro de 1994, e a sua última partida na liga, 499 jogos e quase 19 anos depois. Bruno alcançou o seu número atual (56) em 291 partidas a menos do que a lenda do United e, agora, terá outras três lendas dos red devils na mira.

Imediatamente à frente do português está David Beckham, com 80, segindo-se Wayne Rooney com 93. Em primeiro nesta lista encontra-se Ryan Giggs, com uns estrondosos 162 passes para golo, o que representa não só um recorde do United como também um recorde da própria Premier League.