Raúl González era o treinador do Real Madrid B (Imago) - Foto: IMAGO

Real Madrid oficializa saída de Raúl

Decisão partiu do técnico, que comandava a equipa B dos 'merengues', o Real Madrid Castilla

É oficial: Raúl González Blanco, o eterno número 7 do Real Madrid, deixou o cargo de treinador do Castilla, a equipa B dos merengues. A decisão, que já era há muito esperada nos bastidores do clube, foi tornada pública esta terça-feira.

Depois de seis temporadas à frente do filial blanco – além de uma passagem anterior pelos escalões de formação –, Raúl optou por sair. Segundo o AS, o técnico terá ficado desiludido com a falta de oportunidades para chegar à equipa principal — que irá ser orientada por Xabi Alonso —, uma ambição que manteve desde o início do seu percurso como treinador. Apesar do seu histórico lendário como jogador do clube, nunca foi seriamente considerado para assumir o comando da equipa A, o que pesou na sua decisão de abandonar o projeto.

Em comunicado, o Real Madrid agradeceu ao treinador: «O Real Madrid C. F. informa que Raúl comunicou ao clube a sua decisão de terminar o seu período como treinador das nossas camadas jovens. O Real Madrid orgulha-se de ter uma das maiores lendas da nossa história e do futebol mundial como treinador e formador das nossas camadas jovens.»

«Raúl estará sempre no coração de todos os madridistas e o Real Madrid será sempre a sua casa. O Real Madrid deseja a Raúl e à sua família as maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida», disse a formação blanca.

«Um dia voltarei àquela que será sempre a minha casa»

Também Raúl partilhou uma mensagem, através das redes sociais, onde se despediu do clube: «No dia de hoje, comuniquei ao Real Madrid a minha decisão de dar por terminada a minha etapa ao serviço do Clube. Foram sete temporadas nas quais desfrutei da grande paixão que tenho pelo futebol desde criança. Tenho a certeza de que estes anos me fizeram crescer como profissional e como pessoa.»

«Agradeço ao clube da minha vida a oportunidade que me deu ao longo destes anos. E quero agradecer a todos os funcionários desta casa e a todos os que fazem parte do Real Madrid, porque todos me deram o seu apoio e carinho, e ajudaram-me a cumprir uma das tarefas mais bonitas deste desporto: partilhar com os mais jovens a experiência e os conhecimentos adquiridos, para vê-los crescer como pessoas e como desportistas», continuou.

Raul Gonzalez

«Desfrutarei com orgulho dos êxitos que alcancem todos os rapazes que treinei, e todos eles levam o meu carinho e a minha gratidão por tudo o que deram. Abre-se agora uma nova etapa na minha vida como treinador fora deste Clube, com a convicção de que um dia voltarei àquele que será sempre a minha casa. Obrigado a todos. Hala Madrid!», concluiu.

O agora ex-treinador deixa um clube onde disputou 741 jogos oficiais como jogador, sendo o atleta com mais presenças na história do Real Madrid, e onde marcou mais de 320 golos.

Como técnico, conquistou a UEFA Youth League, o único título da competição que figura no palmarés do clube. Ao leme do Castilla, Raúl orientou 209 partidas, com um registo de 82 vitórias, 70 empates e 57 derrotas, sendo apenas superado por Juan Santisteban, que somou 248 jogos entre 1977 e 1987.

Tudo indica que Álvaro Arbeloa será o sucessor natural de Raúl no cargo, que tem vários clubes interessados nos seus serviços, tanto em Espanha como no estrangeiro. O Getafe é uma das equipas que manifestou interesse, mas o treinador madrileno também terá propostas de fora de portas. O espanhol chegou a ser associado ao comando do SC Braga.