A desilusão de Quartararo perante o seu público em Le Mans. Foto IMAGO

Quartararo multado em 2 mil euros e 10 minutos

Piloto da Yamaha está fora dos primeiros 10 minutos da primeira sessão em Silverstone, no próximo Grande Prémio, e terá de pagar uma multa por causa da discussão com os comissários em Le Mans após a queda na corrida

A discussão que o francês Fabio Quartararo teve com os comissários em plena pista, após a queda na curva 14 do Grande Prémio de França, vai custar dois mil euros de multa ao piloto da Yamaha e menos 10 minutos na primeira sessão de treinos do próximo GP em Silverstone.

O piloto gaulês, que conseguiu conquistar a pole naquele que foi a 6.ª corrida do Mundial, foi quarto na sprint e tinha aspirações à corrida principal. Pelo menos até à quarta volta, quando viu o sonho desvanecer-se numa queda. Mas o pesadelo ainda não acabou. Além da queda que o deixou fora da corrida, El Diablo vai agora acarretar com as consequências de ter desobedecido aos comissários.

«A 11 de maio de 2025, às 14h59min52s, durante o GP da França, depois de uma queda na curva 14, comportou-se de maneira irresponsável, desobedecendo instruções diretas dos comissários, causando risco potencial para si e para os outros», pode ler-se no texto da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A desobediência «às orientações diretas dadas aos pilotos e equipas de MotoGP, atrapalhou a corrida, e é considerada pilotagem irresponsável. É, portanto, uma violação ao artigo: 1.21.2 - ‘Pilotos devem guiar de maneira responsável, que não cause perigo a outros competidores ou participantes ou ganhar vantagem injusta, seja na pista ou no pit-lane. Qualquer infração desta regra dever ser penalizada-», continua o comunicado.

Por isso, o piloto terá de pagar uma multa de dois mil euros e ficar fora nos primeiros 10 minutos dos treinos livres do GP da Grã-Bretanha, que se realiza entre 23 e 25 de maio.

Sugestão de vídeo