Sporting inicia percurso na Taça de Portugal em Paços de Ferreira - Foto: IMAGO
Sporting inicia percurso na Taça de Portugal em Paços de Ferreira - Foto: IMAGO

Portugal no 3.º lugar no 'ranking' anual da UEFA

Dois primeiros no final da época têm direito a vaga extra na Champions

Portugal é o terceiro país com mais pontos somados no ranking UEFA deste ano, depois da vitória do Sporting sobre o Kairat, na quinta-feira, ter permitido ultrapassar a Inglaterra (o Manchester City venceu, mas os pontos dos clubes ingleses são divididos por nove, o número de participantes nas provas europeias esta época, e os portugueses por cinco) e a Polónia.

Portugal soma neste momento 5,200 pontos: 1,900 conseguidos pelo Benfica, com os resultados das pré-eliminatórias e o bónus de acesso à Champions; 1,600 pelo Sporting, juntando os 0,400 da vitória de ontem aos 1,200 de bónus pela presença na fase de liga; 1,100 do SC Braga, pelos resultados das pré-eliminatórias da UEFA Europa League; e 0,600 do Santa Clara, apesar da eliminação no apuramento da UEFA Conference League. O FC Porto ainda não somou qualquer ponto, porque ainda não começou a competir.

À frente do ranking está o Chipre, com 5,750 pontos, e no segundo lugar segue a Dinamarca, com 5,625. Inglaterra (5,055), Bélgica (4,900) e Polónia (4,857) vêm atrás de Portugal.

Os dois primeiros do ranking anual ganham uma vaga adicional cada um para a UEFA Champions League do ano seguinte. Na última época, Inglaterra e Espanha foram os países beneficiados. Portugal foi sexto em 2024/2025, apenas atrás dos big five, mas com apenas quatro equipas nas fases de liga – na época passada o Vitória de Guimarães conseguiu entrar na da UEFA Conference League – será difícil repetir os 16,250 pontos somados.

No ranking a cinco anos, que define as vagas nas competições europeias, Portugal continua no 7.º lugar, mas mais perto dos Países Baixos, que estão no 6.º. Os neerlandeses não somaram qualquer ponto esta semana, na Champions – derrotas de PSV e Ajax -, pelo que o triunfo leonino sobre o Kairat diminuiu a diferença em 0,400 pontos.

Os Países Baixos somam agora 61,866 pontos, precisamente mais quatro que Portugal – 57,866. A Bélgica, oitava, não está longe – 55,750 pontos.

O 6.º classificado do ranking da UEFA a cinco anos tem direito a três vagas na Champions – duas diretas na fase de liga, uma na terceira pré-eliminatória; o 7.º e o 8.º têm apenas dois lugares na prova, e só um direto.

Galeria de imagens 27 Fotos