Festa do Sanghai Port
Festa do Sanghai Port

Port campeão chinês com golo de extremo cedido pelo Moreirense, portugueses no 2.º lugar

Gabrielzinho fez o golo da vitória sobre o Dalian Yingbo na última jornada

O Shanghai Port sagrou-se este sábado campeão chinês pela quarta vez, terceira consecutiva, ao terminar o campeonato com mais dois pontos que o Shanghai Shenhua.

Gabrielzinho, extremo brasileiro emprestado pelo Moreirense ao Port, foi decisivo para a conquista do título, ao assinar, logo aos 4 minutos, o único golo da vitória do Port no terreno do Dalian Yingbo.

Com vantagem no confronto direto sobre o Shenhua, o Port entrou para a última jornada sabendo que só deixaria fugir o tricampeonato caso perdesse e o grande rival ganhasse.

O Shenhua, com os portugueses Wilson Manafá e João Carlos Teixeira no onze (jogaram os 90'), não falhou e ganhou por 3-1 na visita ao Jinmen Tiger (Luis Asué e André Luís, curiosamente também antigos jogadores do Moreirense, marcaram), mas não contou com a ajuda em Dalian e teve de contentar-se com o segundo.

«Foi uma época longa, exigente e cheia de desafios. Lutámos até ao fim, como sempre. Sabíamos o que estava em jogo e demos tudo em campo. Sair com mais uma vitória na última jornada mostra o espírito deste grupo. Estávamos conscientes da dificuldade que era conquistar o título nesta última jornada. Sabíamos que não dependia apenas de nós, mas nunca baixámos os braços. Fizemos a nossa parte até ao fim», afirmou Manafá, antigo lateral do FC Porto, no final do jogo, citado pela sua acessoria de imprensa.