'Play-off': vida mais difícil para equipas da Liga 3

P. Ferreira e Belenenses entre a salvação e a promoção; histórico tem sorrido mais vezes ao antepenúltimo da Liga 2

A primeira mão do play-off da Liga 2 também tem lugar este sábado e está marcada para o Estádio do Restelo (19h00), onde o Belenenses, 3.º da Liga 3, vai defrontar o Paços de Ferreira, 16.º e antepenúltimo da Liga 2, que garantiu a presença nesta decisão apenas na última jornada.

Teremos, pois, duelo entre duas equipas com pergaminhos na elite do futebol luso. Tal como sucede com o histórico do play-off da Liga, também o play-off da Liga 2 tem sorrido, tendencialmente, às formações do segundo escalão. Nas últimas três temporadas foi isso mesmo que se verificou em duas ocasiões.

Em 2021/22, Alverca e Sp. Covilhã lutaram por lugar no segundo escalão profissional. Os ribatejanos queriam voltar à Liga 2, os serranos queriam por lá manter-se. No primeiro jogo, em Alverca, as equipas então orientadas por Argel Fuchs e Leonel Pontes empataram a zero. Já a jogar perante o seu publico, o Sp. Covilhã entrou com o pé direito: Filipe Dani fez o 1-0 no primeiro minuto. Aos 29', Rui Gomes fez o 2-0 para os serranos, resultado que se manteve até ao final, com o Sp. Covilhã a garantir a manutenção na Liga 2.

Na época seguinte, 2022/23, registou-se confronto entre B SAD (Liga 2) e Lank Vilaverdense (Liga 3). Na primeira mão, em Vila Verde, registou-se empate a uma bola: João Marcos, aos 5', deu vantagem à equipa de José Pedro, mas Gonçalo Teixeira restabeleceu a igualdade aos 30’ e foi assim, que o jogo terminou. O jogo decisivo teve lugar oito dias depois, a 11 de junho, em Rio Maior, casa da B SAD. O Lank Vilaverdense venceu por 1-0, com João Batista a marcar o único golo da partida, aos 21 minutos, que valeu a subida à Liga 2.

Já em 2023/24, o play-off foi disputado por Feirense e Lusitânia de Lourosa. A equipa de Santa Maria da Feira lutava pela manutenção, enquanto os leões de Lourosa procuravam a primeira subida aos campeonatos profissionais. Como habitual, o primeiro jogo realizou-se em casa da equipa do escalão inferior. Em Lourosa, os anfitriões venceram por 1-0, com golo de Jefferson Nem aos 70'. Na segunda mão, perante os seus adeptos, o Feirense deu a volta: Sérgio Conceição abriu o marcador aos 15' e bisou aos 82’. Henrique Martins marcou na própria baliza aos 89’, selando o 3-0 final, que garantiu a permanência do Feirense.

Poderá também interessar-lhe (vídeo):