Pedro Pinto, novo Diretor Técnico Nacional de atletismo (foto: FPA)

Pedro Pinto novo diretor técnico nacional rumo a Los Angeles-2028

Federação portuguesa da modalidade substitui José Barros, que continuará ligado ao organismo, coordenando o Centro de Alto Rendimento da Maia

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) anunciou hoje uma mudança na liderança técnica da modalidade, com Pedro Pinto a assumir o cargo de Diretor Técnico Nacional (DTN) para o ciclo olímpico até Los Angeles-2028. O treinador sucede a José Barros, que desempenhava a função desde 2021.

Além do novo cargo, Pedro Pinto mantém-se como técnico nacional de saltos e passa a coordenar os departamentos de Alto Rendimento, Desenvolvimento e as seleções nacionais, trabalhando em estreita ligação com a Unidade de Saúde e Performance da federação.

José Barros, de 62 anos, continuará ligado à FPA, assumindo a coordenação do Centro de Alto Rendimento da Maia, reforçando a ligação à zona Norte, além de prestar assessoria ao Departamento de Formação.

A FPA destacou o contributo do dirigente cessante, sublinhando o papel fundamental na reestruturação do Quadro Competitivo Nacional e no desenvolvimento dos atletas. “O trabalho realizado teve reflexo nos 68 recordes nacionais alcançados nos últimos nove meses e nas várias medalhas conquistadas em competições internacionais”, refere a nota oficial.

Ligado ao atletismo desde 1973, José Barros justificou a saída do cargo com questões de saúde e a necessidade de dedicar mais tempo à família.