Ruben Amorim a falar com Paulo Fonseca antes do Lyon-Man. United
Ruben Amorim e Paulo Fonseca reencontram-se esta quinta-feira - Foto: IMAGO

Paulo Fonseca recusou adiar jogo da Ligue 1 antes de defrontar Amorim

Treinador do Lyon explicou o motivo para essa decisão e afirmou que vai fazer algumas alterações, tendo em conta esse duelo português no banco de suplentes, em Manchester; ex-Milan comentou outra vez a suspensão no campeonato

Apesar de estar no meio de uma luta muito intensa pelo apuramento para a UEFA Champions League da próxima temporada, Paulo Fonseca parece estar a dar prioridade à conquista da UEFA Europa League (até certo ponto), na qual defrontam o Manchester United, de Ruben Amorim, na próxima quinta-feira, após um empate em Lyon (2-2).

«Neste momento, precisamos de todos. Temos de nos adaptar aos jogadores que temos. Temos de garantir que os jogadores que jogaram contra o Manchester recuperam bem. Provavelmente vou fazer algumas alterações. Ofensivamente, não é possível mudar porque não temos soluções ofensivas neste momento», começou por dizer, em conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Auxerre para a 29.ª jornada.

«Tanner [Tessmann] está disponível. Malick [Fofana] não está, penso que estará disponível para o próximo jogo contra o Manchester [United]. Quanto aos outros, Enzo [Molebe] tem uma lesão muscular. Os outros estão todos prontos. O Malick ainda não começou a trabalhar connosco. Começará a trabalhar na próxima semana. Continua a sua recuperação normal. Era muito arriscado forçar a situação do Malick para o jogo de amanhã. Penso que ele estará com o grupo na próxima semana. Paul Akouokou não está lesionado e está pronto para jogar», revelou.

Questionado sobre a razão pela qual o técnico português não pediu o adiamento deste jogo, de forma a preparar melhor o encontro, tal como fizeram outras equipas franceses esta temporada, a razão foi simples. «Porque depois é a mesma coisa. Temos dois dias para preparar o jogo e para nós é a mesma coisa. Jogar um jogo depois significa que os jogadores vão estar mais cansados. Prefiro continuar a jogar como estamos a jogar. Estamos habituados a ter estas sequências de vários jogos. Analisámos a possibilidade, mas preferimos continuar como estamos», afirmou, elogiando o adversário.

«É uma equipa de qualidade, que defende muito bem e contra-ataca muito bem. É uma equipa bem organizada. Os jogos após a Liga Europa ou as pausas internacionais são sempre difíceis. Penso que temos de compreender que se trata de um jogo importante para nós. Vimos os resultados do Auxerre em casa e são fantásticos. Ganharam quase todos os pontos em casa. Vimos que todas as grandes equipas têm tido grandes dificuldades no Auxerre. Apenas o Mónaco e o Estrasburgo venceram em Auxerre. Todas as outras equipas perderam pontos em Auxerre. Temos de trabalhar muito para fazer um bom jogo. Estou totalmente concentrado no jogo de amanhã», garantiu.

Por fim, voltou a comentar o caso da sua pesada suspensão: «Espero explicar a situação e ter a oportunidade de alterar a minha sanção, porque acho que foi muito injusto, incompreensível para mim. Estou à espera de um pouco de justiça. Veremos, mas estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para obter mais justiça. Acredito na justiça, porque é difícil aceitar esta situação. A sanção poderia ser reduzida e eu gostaria de poder ir para o balneário. Isso é muito importante.»

Sugestão de vídeo: