Paris-2024: presidente da Federação contra participação de russos e bielorrussos
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo avançou hoje à Lusa que está contra a participação de atletas russos e bielorussos nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, devido à invasão da Rússia na Ucrânia e ao abuso de doping.
«Não só pela questão do conflito, mas já por questões anteriores que têm a ver com o doping, em que eu e nós [Federação] entendemos que a luta deve ser implacável contra a dopagem», disse hoje à Lusa Jorge Vieira, frisando ainda que «a invasão da Ucrânia é imperdoável».
As declarações surgem depois de o Comité Olímpico Internacional (COI), admitir a participação destes atletas, caso adotem bandeira neutra e não apoiem a ação militar no território ucraniano. Ainda assim, o COI não vai permitir a participação das seleções visadas nas provas de equipas.
O dirigente da organização lusa alinha-se assim à posição de Sebastian Coe, presidente da World Athletics, que também admitiu proibir a presença de jogadores russos e bielorrusos nos Jogos de 2024.
Devido às «limitações artificiais» impostas pelo COI, Vladimir Putin admitiu que a participação dos atletas russos pode estar em causa. O presidente da Rússia acusou a organização olímpica de adotarem uma posição que é uma «completa contradição e distorção das ideias de Pierre de Coubertin», aludindo ao fundador dos Jogos Olímpicos modernos».