Eleito, sem discussão, ciclista do ano pelo videocast Falso Plano

O vencedor da Bicicleta de Ouro é… tão óbvio como a roda ser redonda

Sem qualquer tipo de surpresa, Tadej Pogacar foi eleito o ciclista do ano pela segunda vez

Era uma das notícias mais mal guardadas deste final de ano, mas confirmou-se nesta sexta-feira. O esloveno Tadej Pogacar venceu a Bicicleta de Ouro, prémio atribuído pela Vélo Magazine, que elege o melhor ciclista do ano.

O corredor de 26 anos chegou ao fim de 2024 como líder do ranking da UCI, algo que acontece pela quarta vez consecutiva, e depois de um ano em que conquistou Tour, Giro e Campeonato do Mundo de estrada.

Pogacar sucede ao dinamarquês Jonas Vingegaard e conquista o galardão pela segunda vez, depois de já ter sido o vencedor em 2021.

Num ano ímpar em termos de vitórias, o ciclista esloveno leva para casa também o prémio Eddy Merckx, para melhor corredor de clássicas, graças aos triunfos na Liège-Bastogne-Liège, Volta a Lombardia, Strade Bianche e no Mundial.

Desde que se tornou profissional em 2019, Tadej Pogacar somou 88 triunfos, o primeiro dos quais na Volta ao Algarve, e em cinco épocas como profissional, conquistou três vezes a Volta a França (2020, 2021 e 2024), tendo ainda sido ‘vice’ no Tour em 2022 e 2023, e terceiro classificado na Vuelta2019.