Di María frustrado com a eliminação do Benfica no Mundial de Clubes, frente ao Chelsea, o vencedor
Di María frustrado com a eliminação do Benfica no Mundial de Clubes, frente ao Chelsea, o vencedor - Foto: IMAGO

O motivo para Di María não ter sido o melhor marcador do Mundial de Clubes

Argentino marcou quatro golos na competição, tantos quanto Marcos Leonardo, Guirassy e Gonzalo García, mas ficou em segundo lugar e foi o espanhol a ganhar a corrida, por causa dos critérios de desempate

Terminado o Mundial de Clubes com a vitória surpreendente do Chelsea ao PSG (3-0), foram entregues todos os prémios referentes à competição. Houve vários jogadores das duas equipas que receberam essa distinção ainda no relvado, após o apito final, mas esse não foi o caso para o melhor marcador.

Em primeiro lugar, todos com quatro golos marcados, ficaram quatro jogadores: Ángel Di María, Serhou Guirassy, Marcos Leonardo e Gonzalo García, mas é o jovem espanhol do Real Madrid quem vai receber o título em casa. A razão? Porque, ao contrário dos outro atacantes, ainda somou uma assistência, para Arda Guler, na vitória ao Pachuca (3-1).

Os melhores dez marcadores do Mundial de Clubes, segundo a FIFA

O segundo critério de desempate são os minutos jogados e aí o pupilo de Xabi Alonso ficaria para trás, caso não fosse essa extra contribuição direta para golo. García esteve 450 minutos em campo, comparando com os 469 do jogador do Al Hilal, 437 do ponta de lança do Dortmund e os 373 do argentino, que termina, portanto, em segundo lugar, à frente do guineense.

O ex-Benfica, que entretanto já se estreou oficialmente pelo Rosario Central, marcou ao Boca Juniors (2-2), bisou diante do Auckland City (6-0) e ainda faturou diante do Chelsea (1-4), o seu último golo pelos portugueses, o terceiro de penálti no torneio, levando a decisão para prolongamento, mas não foi suficiente.

Este critério não foi o caso, por exemplo, no último Europeu (2024), competição da UEFA e não da FIFA, em que foram vários os jogadores, seis, que partilharam a distinção de melhor marcador do torneio: Dani Olmo, Cody Gakpo, Mikautadze, Kane, Musiala e Schranz.

Palmer eleito o melhor jogador

Por outro lado, Cole Palmer foi eleito o melhor jogador, Robert Sánchez o melhor guarda-redes, e ainda Desiré Doué, o melhor jovem jogador. O inglês marcou três golos e fez duas assistências, e três dessas contribuições diretas para golo foram mesmo na final.

Já o seu guarda-redes sofreu cinco golos na competição: um deles diante do Benfica, mas manteve a baliza a zeros com enormes intervenções este domingo e também noutros três jogos. Já o extremo francês marcou um golo e fez outra assistência.

Sugestão de vídeo