Paulo Fonseca, treinador do Lyon, sentado no banco de suplentes frente ao Lorient após nove meses de suspensão
Paulo Fonseca, treinador do Lyon, sentado no banco de suplentes frente ao Lorient após nove meses de suspensão - Foto: IMAGO

Nove meses depois, Paulo Fonseca regressa ao banco e... perde

Lyon esteve a maioria do jogo com menos um jogador e foi derrotado pelo Lorient

Nove meses depois de ter encostado a cabeça ao árbitro Benoit Millot que lhe valeu uma suspensão de 9 meses, Paulo Fonseca regressou ao banco de suplentes num jogo da Ligue 1.

Contudo, o desfecho não foi o desejado para o técnico português, uma vez que o seu Lyon perdeu por 1-0 na deslocação ao terreno do Lorient.

Após uma meia hora inicial bastante tranquila com mais bola para os visitantes, Pablo Pagis num livre direto atirou ao ferro da baliza de Dominik Greif, deixando o Lyon em alerta.

Alertados para os perigos do adversário, foi a vez da equipa de Paulo Fonseca ameaçar. Primeiro por Pavel Sulc e depois pelo português Mathys de Carvalho, mas em ambas as ocasiões o guardião Yvon Mvogo disse presente.

E, numa altura do jogo de parada e resposta, o Lorient voltou a criar perigo e numa bola perdida dentro da área adversária, Pablo Pagis acabou isolado na cara do guarda-redes e fez o único golo da partida.

Expulsão de Maitland-Niles complicou tudo

Ainda antes do intervalo, Ainsley Maitland-Niles viu o segundo amarelo por uma (segunda) entrada fora de tempo e deixou o Lyon em inferioridade numérica durante toda a segunda parte.

Na segunda parte, Paulo Fonseca foi em busca do golo e lançou Afonso Moreira aos 70 minutos. E o internacional jovem português tentou a sua sorte, assim como Corentin Tolisso num pontapé de bicicleta. Mas, mais uma vez, Yvon Mvogo esteve intransponível e efetuou mais duas grandes defesas.

Perto do fim, o Lorient ainda esteve perto de aumentar a vantagem, mas a finalização de Sambou Soumano embateu no poste, mais uma vez.

Pirotecnia nos descontos adiou final do jogo

Antes do apito final, o jogo foi interrompido devido a artefactos pirotécnicos lançados na direção do relvado que aumentaram os níveis de fumo e reduziram as condições de visibilidade.

Mas, o jogo viria a ser retomado passado uns minutos e não houve mais golos.

Com a segunda vitória consecutiva, a equipa da casa chegou aos 17 pontos e subiu ao 13.º lugar.

O Lyon manteve-se em 5.º lugar com 24 pontos, mas vê os lugares de acesso à UEFA Champions League mais distantes.