Phil Foden, médio do Manchester City e da seleção inglesa
Phil Foden, médio do Manchester City e da seleção inglesa - Foto: IMAGO

Notícias falsas e inteligência artificial levam Phil Foden a tomar medidas: «Doentio»

Rumores que davam conta da alegada morte do filho do craque do Manchester City e de cancro da filha obrigaram o internacional inglês a recorrer a advogados

Phil Foden e a esposa, Rebecca Cooke, mobilizaram uma equipa de advogados para estudarem possíveis ações judiciais na sequência de notícias falsas e rumores infundados que davam conta da morte do filho mais velho do casal, Ronnie (seis anos), e do diagnóstico de um cancro da filha, True (quatro anos).

Várias publicações nesse sentido foram colocadas a circular nas redes sociais, muitas vezes acompanhadas de imagens geradas com recurso a inteligência artificial que, inclusivamente, citavam alegadas palavras do craque do Manchester City. «Não posso jogar neste momento. A minha menina está a lutar contra o cancro e eu luto com ela», podia ler-se numa das referidas imagens.

Perante a gravidade da situação e proporções tomadas pela mesma, o internacional inglês aguarda, agora, por indicações da equipa de advogados a que recorreu.

Rebecca, a esposa de Foden, recorreu às redes sociais para comentar o sucedido e apelar à denúncia das referidas publicações. «Estamos a par das páginas e dos perfis que estão a partilhar estas histórias. São completamente falsas e perturbadoras. Não percebo por que razão as pessoas inventam estas coisas, especialmente sobre crianças. É doentio. Estamos todos bem, graças a Deus, e agradecemos pela vossa preocupação. Estamos a fazer tudo para parar com isto», escreveu Rebecca Cooke.