Stephen Curry finaliza e LeBron James tenta defender (IMAGO) - Foto: IMAGO

NBA: LeBron James define quem considera os dois «jogadores mais influentes» que acompanhou

Astro dos LA Lakers afirmou, no seu novo podcast com J. J. Redick, que Steph Curry é o responsável por «nenhuma vantagem ser segura»

LeBron James, astro do basquetebol, e J. J. Redick, ex-jogador da NBA e produtor do podcast The Old Man and the Three («O Velho e o Triplo», uma menção aos lançamentos de três pontos que eram a sua especialidade), têm um novo projeto do mesmo género. No primeiro episódio do Mind the Game (Atenção ao Jogo), LeBron definiu Stephen Curry e Allen Iverson como «os jogadores mais influentes» desde que começou a acompanhar a NBA.

«Vim para a NBA em 2006-07. Nos primeiros dois anos, só jogava no último quarto, quando tínhamos uma diferença de uns 17 pontos. Já não podes fazer isso», disse Redick, e LeBron não demorou a responder-lhe. «Sabes porquê? Porque em 2009, aquele baixote entrou na Liga, para Golden State, e mudou a narrativa. Ele, sozinho, foi responsável por nenhuma vantagem ser segura.»

Este «baixote» a que o extremo dos Los Angeles Lakers se refere é Stephen Curry, base dos Golden State Warriors, maior lançador de triplos da história do basquetebol norte-americano e que é, muitas vezes, visto como o principal revolucionário no estilo de jogo que é exibido na NBA que, nos últimos 10 a 15 anos, tem visto a crescer a capacidade de lançamento distante dos seus jogadores, deixando essa de ser uma característica reservada a atletas mais baixos.

Para além de Curry, LeBron James também define Allen Iverson como um dos mais influentes que já viu. «Desde que vejo basquetebol - e todos sabemos o impacto que Michael Jordan teve - Steph e Allen Iverson são os mais influentes. Eles têm um metro e 90, um metro e 95, todas as crianças se relacionam com eles. São pequenos em estatura, não contavam com eles, mas desafiaram as expectativas.» O antigo base, MVP em 2001 pelos Philadelphia 76ers, é também tido como o principal motor do movimento que permitiu aos jogadores da NBA expressarem-se, por exemplo, através da moda, para lá do seu impacto dentro de campo, onde o seu jogo era conhecido, por entre várias características, pela sua capacidade de drible e de atacar o cesto.