Nacional: números de Kaique são melhores que os de Lucas França
A lesão de Lucas França a 20 de setembro no encontro com o Arouca, não trouxe dores de cabeça ao treinador Tiago Margarido. Kaique Pereira assumiu a baliza do Nacional e os números apresentados pelo guardião de 22 anos transmitem tranquilidade e segurança, e são até melhores do que o compatriota.
Lucas França, 29 anos, foi indiscutível na baliza dos madeirenses nas duas temporadas anteriores. Nesta foi titular da 1.ª à 6.ª jornada, quando se lesionou no dedo mindinho da mão esquerda na receção ao Arouca. A previsão apontava para um mês ausente, mas já lá vão dois e o guardião ainda não voltou à competição. Nesses seis encontros que disputou, Lucas França sofreu 10 golos (1,66/jogo).
Depois, da 7.ª à 11.ª ronda, Kaique Pereira, 22 anos, assumiu o posto e nos cinco jogos efetuados sofreu cinco golos. Ou seja, uma média de um golo sofrido por jogo, menor que a de Lucas França que é de 1,66 golo/jogo.
Este cenário não é novidade para o internacional sub-20 do Brasil e que está no Nacional emprestado pelo Palmeiras, que tem mostrado maturidade quando é chamado. Em 2024/25 também assumiu com competência a baliza do Farense quando Ricardo Velho se lesionou, e na estreia, a 13 de abril na Amadora, foi considerado o melhor em campo, tendo defendido uma grande penalidade.
A recuperação plena de Lucas França aproxima-se - nesta quinta-feira já treinou integrado - e quando o experiente guardião estiver apto para regressar à competição, Tiago Margarido terá então boas dores de cabeça no momento de decidir a quem entregar a titularidade da baliza madeirense.