Mundial Andebol: a Dinamarca é campeã do Mundo
A seleção de andebol da Dinamarca confirmou hoje a superioridade que passeia nos últimos anos sagrando-se tetracampeã mundial, ao vencer na final a Croácia por 32-26, em Oslo.
Os dinamarqueses estiveram sempre à frente no marcador e, ao intervalo, venciam por 16-12. Com o guarda-redes Emil Nielson, considerado o melhor entre todos, ao nível que o celebrizou, os nórdicos foram sempre mais consistentes e contaram com cinco golos de Gidsel na primeira parte, aos quais juntou outros tempos no segundo período.
Os croatas sempre com dificuldade em controlar as emoções, contaram ainda com a indisciplina de Marko Mamic para quem o jogo acabou aos 20 minutos depois de uma falta grosseira, quando a equipa perdia por 8-7.
A diferença ao intervalo revelou-se intransponível para os croatas que passados 10 minutos viam o marcador disparar para 14-24 e sentenciar o desfecho que já parecia há muito anunciado.
Com o título na palma da mão, a Dinamarca geriu e a Croácia lutou, mas nada mais havia a fazer, a não ser render-se a uma equipa que parece de outro planeta e somou o 37.º jogo sem perder.
No ranking global da competição, a França continua a liderar, com seis títulos, seguida de Suécia, Roménia e agora Dinamarca, com quatro, enquanto Alemanha, Rússia e Espanha contabilizam dois, sendo que Croácia, Checoslováquia, União Soviética, Jugoslávia e Alemanha Ocidental celebraram o êxito uma vez.
Este foi o quarto título mundial para a Dinamarca, o quarto seguido, depois das conquistas em 2019, 2021 e 2023, frente a uma Croácia que procurava o seu segundo título, depois de se sagrar campeã em 2023, quando a prova foi organizada em Portugal.