Treinador do Benfica confirma também que Mário Branco, diretor geral das águias, viu o cartão vermelho após o jogo com o Casa Pia

«Mourinho provoca o caos» e «caça às bruxas»: o que se diz lá fora sobre o Benfica-Casa Pia

Águias empataram na receção aos gansos e deixaram duras críticas à arbitragem

O Benfica deixou escapar uma vantagem de dois golos e empatou (2-2), na Luz, com o Casa Pia, na 11.ª jornada da Liga, num jogo que ficou marcado por muita polémica.  

Depois do jogo, António Silva, capitão frente aos gansos na ausência do castigado Otamendi, José Mourinho e Rui Costa deixaram críticas à arbitragem, mais especificamente devido ao lance, ao minuto 65, em que foi assinalada uma grande penalidade contra os encarnados.  

A dura reação do Benfica teve repercussão na imprensa internacional, desde Espanha até à... Turquia, onde José Mourinho treinou - Fenerbahçe -, antes do regresso a Portugal. 

«Mourinho numa caça às bruxas. O treinador do Benfica expressou a sua frustração com a arbitragem após o jogo com o Casa Pia, em que a sua equipa voltou a falhar. ‘É grave’, disse Rui Costa. Não são dias fáceis para Mourinho. O técnico português está assombrado pelos fantasmas do passado e, mais uma vez, tal como aconteceu na passagem pela Turquia, manifestou o descontentamento com a arbitragem», escreve o AS

O Mundo Deportivo dá conta do «tropeção» do Benfica de Mourinho, que fica «ainda mais atrás» do líder FC Porto. 

«As águias deixaram escapar a vitória em casa contra o modesto Casa Pia. Benfica perdeu pontos no Estádio da Luz, horas depois da reeleição de Rui Costa como presidente», acrescentam os catalães.  

Na Turquia, o Fanatik refere que Mourinho «continua a ter dificuldades» no Benfica: «Mourinho provocou o caos em Portugal. Após a partida, protestou veementemente contra a arbitragem e fez declarações polémicas na conferência de imprensa. Mourinho ficou furioso.»

«Mourinho irrita-se e discute com o árbitro após empate do Benfica, que vive um momento complicado na temporada. Perdeu os quatro jogos na Champions e tropeçou no campeonato», escreve o Globoesporte

O próximo adversário do Benfica na UEFA Champions League é o Ajax, que também continua sem pontuar na fase de liga. A imprensa neerlandesa está atenta aos encarnados e também destacou a «fúria» de Mourinho e Rui Costa contra a arbitragem. 

«Mourinho ficou furioso com a atuação do árbitro. O Benfica parecia encaminhar uma vitória tranquila em casa. O treinador do Benfica já tinha confrontado o árbitro em campo. Desde que regressou a Portugal, Mourinho tem notado que o prestígio do Benfica tem sido regularmente comprometido, em parte devido ao desempenho da sua própria equipa. Na Champions, o principal clube português está com zero pontos», aponta o Voetbal International