Morreu a escritora Sophie Kinsella, autora da série 'Louca por Compras'
Sophie Kinsella, a autora da popular série de livros Shopaholic — Louca por Compras, em Portugal —, morreu esta quarta-feira, aos 55 anos, anunciou a sua família. A escritora, cujo nome verdadeiro era Madeleine Sophie Wickham, lutava contra uma forma agressiva de cancro no cérebro desde 2022.
Num comunicado publicado nas redes sociais esta quarta-feira, a família partilhou a notícia. «É com o coração destroçado que anunciamos o falecimento esta manhã da nossa amada Sophie (também conhecida como Maddy, também conhecida como Mamã)», pode ler-se na nota.
«Ela partiu em paz, com os seus últimos dias repletos dos seus verdadeiros amores: a família, a música, o calor, o Natal e a alegria.»
Os livros de Kinsella venderam mais de 50 milhões de exemplares em mais de 60 países e foram traduzidos para mais de 40 línguas. A autora revelou publicamente em 2024 que tinha sido diagnosticada com um glioblastoma dois anos antes.
Nascida em Londres em 1969, Kinsella estudou música no New College, em Oxford, antes de mudar para Filosofia, Política e Economia. Aos 24 anos, enquanto trabalhava como jornalista financeira, escreveu o seu primeiro romance, The Tennis Party, sob o seu nome de casada, Madeleine Wickham.
O livro foi aclamado pela crítica e tornou-se um sucesso de vendas. Seguiram-se mais seis romances publicados como Madeleine Wickham.
Cinco anos mais tarde, já a escrever como Sophie Kinsella, publicou Louca por Compras. O livro apresentou ao mundo Becky Bloomwood, uma jornalista financeira que é uma compradora compulsiva e um desastre com as suas próprias finanças.
Após o enorme sucesso, Kinsella escreveu mais oito romances da série Shopaholic, além de outros 18 livros.
Sophie Kinsella deixa o marido, Henry, e os seus cinco filhos.