Messi fez a estreia com 16 anos, num encontro no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto - Foto: Barcelona
Messi fez a estreia com 16 anos, num encontro no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto - Foto: Barcelona

Messi: tudo começou há 22 anos... no Dragão e o resto é história (fotogaleria)

História do astro argentino começou em 2003, quando fez a estreia como profissional pelo Barcelona na derrota com o FC Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. 'La Pulga’ tinha 16 anos

A história de Lionel Messi como profissional começou em 2003, há precisamente 22 anos. O astro argentino estreou-se pelo Barcelona numa derrota com o FC Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. La Pulga tinha apenas 16 anos quando entrou como suplente num particular com os dragões. Frank Rijkaard lançou-o aos 71 minutos para substituir Fernando Navarro. Havia uma expectativa considerável em relação ao jovem de La Masia. Ainda assim, poucos seriam aqueles que acreditavam que aquele jovem se iria tornar num dos melhores de sempre, vencendo oito Bolas de Ouro.

Em Barcelona, Messi venceu 10 edições da LaLiga, quatro edições da UEFA Champions League, três Supertaças Europeias, sete Taças de Espanha, oito Supertaças de Espanha e três Mundiais de Clubes. A nível individual, foi eleito jogar da época em Espanha por nove ocasiões, conquistou a Bota de Ouro em seis ocasiões e foi eleito futebolista do ano na Europa por três vezes.

Em 2021/2022, depois de uma longa ligação ao Barcelona, rumou ao PSG, onde venceu dois campeonatos franceses e uma Supertaça francesa. O tão desejado Mundial pela Argentina chegou em 2022, no Qatar. Pela seleção, já tinha conquistado duas edições da Copa América. Venceu a Bola de Ouro - a oitava -, pela última vez em 2023.

Messi deixou o futebol europeu em 2023 para rumar ao Inter Miami. Desde a chegada aos Estados Unidos, Messi tornou-se na referência do Inter Miami e da MLS. O argentino venceu a Supporters’ Shield e a Leagues Cup, procurando ainda o primeiro título da MLS. Os números de Messi são surreais. Logo no primeiro ano no Inter Miami, fez 11 golos e cinco assistências em 14 partidas. Em 2024, foram 23 golos e 12 assistências em 25 encontros. Este ano, são 42 tentos e 20 assistências nos 46 jogos realizados. Renovou recentemente até 2028.

Da estreia no Dragão ao topo do futebol mundial

Galeria de imagens 46 Fotos