Gil Vicente: ‘reforço de inverno' ajuda a preparar Sporting na pior fase da época
O mercado ainda não abriu, mas César Peixoto tem já um ‘reforço de inverno' pronto para um segundo começar de novo: Mohamed Bamba regressou à competição pelo Gil Vicente frente ao Arouca, ainda antes de acabar o ano – tinha apenas um jogo, da primeira jornada, frente ao Nacional, e viu-se depois obrigado a paragem devido a lesão, tendo saído ao intervalo desse jogo no já longínquo agosto. Frente ao Arouca, entrou aos 90+1, para cerca de cinco minutos em campo, as primeiras sensações.
Em Barcelos, onde se prepara o jogo da 17.ª jornada frente ao Sporting (próxima sexta-feira, pelas 18h45 horas) Bamba é visto como ‘primeiro reforço’ de inverno do Gil Vicente FC – na verdade a sensação é que o fará pela segunda vez, depois de ter sido contratado em janeiro passado para colmatar a saída de Mory Gbane para o Reims, de onde se transferiu.
Bamba teve impacto imediato assim que chegou – o médio costa-marfinense de 21 anos fez 12 jogos nas competições nacionais e marcou um golo. Estreou-se precisamente frente aos leões num jogo para a Taça, a 27 de fevereiro, e daí foi titular até à 34.ª jornada; em 11 jogos, fez os 90 minutos em 9 deles.
Será uma peça importante numa altura em que o Gil passa pela pior fase da época numa temporada que está a ser de alto nível - basta ver que mantém o 4.º lugar mesmo sem vitórias nos últimos seis jogos, com uma derrota e cinco empates (mas ameaçado pelo SC Braga a um ponto). Neste período, o Gil Vicente saiu derrotado frente ao Tondela e empatou com Aves SAD, Vitória de Guimarães, Casa Pia, Rio Ave e Arouca no último desafio do ano. A última vitória foi a 3 de novembro, 1-0 sobre o Santa Clara.
Com Konan (Costa do Marfim) e Buatu (Angola) ausentes na CAN, mais boas notícias chegarão em breve: Jonathan Mutombo, de fora desde o início de outubro, está também quase a regressar de lesão.