Franjo Ivanovic marcou dois golos à equipa portuguesa pelo St. Gilloise, em duelo da Liga Europa

Mercado: agora sim, Ivanovic é jogador do Benfica

Contrato de cinco anos. Valor da transferência pode chegar aos €28 milhões

Agora sim: o Benfica tem acordo fechado para a contratação de Franjo Ivanovic. O negócio com o St. Gilloise foi fechado na tarde desta terça-feira, na presença de Rui Pedro Braz, diretor desportivo das águias, na Bélgica.

O dirigente português viajou no domingo para Bruxelas, e agora conseguiu fechar a negociação pelo jovem avançado croata de 21 anos, que vai assinar um contrato válido até 2030. O acordo foi estabelecido por um valor próximo dos 23 milhões de euros, sabe A BOLA, mas contempla ainda bónus dependentes de variáveis, no valor de cinco milhões de euros, e os belgas ficarão com mais-valias de uma futura transferência entre 15 e 20%.

Contas feitas, Ivanovic poderá custar até 28 milhões de euros aos encarnados, valor que o tornaria no jogador mais caro de sempre do clube. Richard Ríos, contratado neste defeso ao Palmeiras, custou, lembre-se, 27 milhões de euros.

Ivanovic estava referenciado há muito pelo Benfica, no intuito de dar outras opções de ataque ao treinador, Bruno Lage, que tem contado apenas com Vangelis Pavlidis e Henrique Araújo, após as saídas de Arthur Cabral e Andrea Belotti.

O presidente do Benfica, Rui Costa, começou a falar com Ivanovic logo no início de junho, na tentativa de convencer o avançado a aceitar a mudança para Lisboa, até porque despertava a cobiça de vários emblemas, nomeadamente de Inglaterra.

Em meados de junho - no dia 17, mais precisamente -, A BOLA noticiou que a SAD encarnada tinha o jogador bem referenciado, embora na primeira abordagem tenha ficado algo apreensiva relativamente ao esforço financeiro que já se adivinhava, tendo em conta que o St. Gilloise já tinha recusado ofertas de 20 milhões de euros.

A 23 de junho, depois de garantida a contratação do colombiano Richard Ríos junto do Palmeiras, o nosso jornal escreveu também que o Benfica estava a preparar o ataque a Ivanovic.

A operação avançou mesmo, e foi agora concluída por um valor base próximo dos 23 milhões de euros, para além de bónus indexados à prestação individual do jogador e a objetivos coletivos. Franjo Ivanovic chega nas próximas horas a Lisboa, porventura com possibilidade ainda de integrar as escolhas de Lage para a Supertaça Cândido de Oliveira, a disputar frente ao Sporting, no Estádio Algarve, a 31 de julho.

Nascido na Áustria, Ivanovic foi formado no Augsburgo, da Alemanha, mas não chegou a jogar pela equipa principal. Passou depois pelo Rijeka, da Croácia (12 golos em 49 jogos), e estava a iniciar a segunda campanha ao serviço do St. Gilloise, clube agora deixa com 21 golos apontados (e cinco assistências) em 47 jogos.

O internacional croata (quatro internacionalizações, dois golos) despediu-se com um golo apontado na Supertaça, perdida para o Club Brugge. No passado dia 25 já não jogou no reduto do Antuérpia, para a ronda inaugural da Liga belga, perante a iminente transferência para o Benfica.

Sugestão de vídeo: