Zubimendi foi a venda mais cara da LaLiga este verão: €66 milhões (IMAGO)

Mercado: 17 clubes da LaLiga desvalorizaram €298 milhões

Verão tem sido propício à saída de valiosos jogadores do campeonato espanhol; diferenças aumentam para os primeiros calssificados

O mercado de transferências não para e este em particular tem afetado os clubes da LaLiga, sobretudo aqueles que costumam ficar atrás de Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid. Segundo o Transfermarkt, os plantéis da LaLiga já desvalorizaram em 166,15 milhões de euros desde o final do último campeonato.

No entanto, tirando esses três clubes que cronicamente ficam no pódio, a desvalorização é ainda mais impressionante: cerca de 298,35 milhões de euros.

Real Sociedad e Valência são os mais prejudicados

A saída de Martín Zubimendi para o Arsenal foi a mais impactante para a Real Sociedad. E aliada à má época que a equipa realizou e sem a chegada de reforços sonantes, os bascos registam uma perda de 117,8 milhões de euros no valor do plantel, segundo o Transfermarkt.

O Arsenal também contribuiu para a queda do valor do Valência, ao contratar o jovem defesa Cristhian Mosquera. Mamardashvili também seguiu para a Premier League, mas para Liverpool, e a equipa do Valência desvalorizou assim em 77,6 milhões de euros.

As exceções

Como foi notado, os três habituais candidatos ao título têm contrariado a queda do valor de mercado da LaLiga. O Atlético Madrid tem estado muito ativo no mercado e com a chegada de talentos como Álex Baena, Thiago Almada e Johnny Cardoso, o plantel dos colchoneros já valorizou 63 milhões de euros.

Já o Barcelona, campeão em título, já viu o valor do plantel aumentar em 107,2 milhões de euros, graças às contratações de Marcus Rashford e Joan García, assim como a valorização de jogadores como Lamine Yamal, Raphinha e Pedri.

Vídeo sugerido