McLaren diz que vai rever estratégia e recusa tensão entre Norris e Piastri
O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, confirmou que os estrategistas da equipa irão rever a estratégia para lidar com Max Verstappen no Grande Prémio do Japão, para garantir que a equipa agiu corretamente em Suzuka, no domingo.
Lando Norris e Oscar Piastri largaram em segundo e terceiro e terminaram nessas posições, sem nunca terem tentado atacar o líder Verstappen durante a corrida. O desejo de Piastri de ultrapassar Norris para pressionar Verstappen, manifestado durante a corrida via rádio, não teve consequências.
Muitos analistas, antigos pilotos e até Helmut Marko criticaram a estratégia conservadora da McLaren, mas Stella já afirmou que, segundo a McLaren, as ultrapassagens em Suzuka eram impossíveis ontem.
«Vamos rever a possibilidade e as diferenças na pista naquele momento, para ver se havia alguma hipótese de Lando contrariar a estratégia de Max e se isso era sequer exequível», explicou Stella. «Mas não devemos esquecer que, com essa decisão, teríamos perdido uma posição na pista e ficado vulneráveis a uma eventual entrada do safety car. Talvez pudéssemos ter tentado contrariar Max, mas essa tentativa teria riscos», acrescentou.
O italiano não respondeu às críticas de que a McLaren não aproveitou totalmente o facto de ter dois pilotos nos três primeiros lugares da corrida, que terminaram a menos de 2 segundos de Verstappen.
Com a sua estratégia conservadora, a McLaren permitiu que a Red Bull cobrisse os seus dois pilotos com apenas um carro – o de Verstappen. Piastri foi chamado às boxes na volta 20, e na volta 21, Verstappen e Norris pararam juntos, o que eliminou as hipóteses da McLaren de tentar, estrategicamente, colocar pelo menos um dos seus carros à frente de Verstappen após as trocas de pneus.
Stella também comentou as notícias sobre a tensão na McLaren após a corrida de ontem e a falta de progresso na luta pela vitória. «Não preciso de lembrar constantemente aos nossos pilotos que os interesses da equipa estão sempre em primeiro lugar. Falamos sobre isso com Lando e Oscar durante todos os fins de semana de corrida – na quinta-feira e no domingo antes da corrida. Não há tensão nesse sentido. Em primeiro lugar, competimos para vencer as outras equipas e para que a McLaren esteja numa posição forte. Quando a McLaren está numa posição forte, ambos os nossos pilotos têm a oportunidade ideal de perseguir os seus objetivos."
#DAZNF1