Max Verstappen no pódio do GP do Brasil
Max Verstappen no pódio do GP do Brasil - Foto: IMAGO

Max Verstappen é o 8.º piloto na história da F1 a ir do 'pit lane' ao pódio

O piloto neerlandês junta-se agora a um clube exclusivo de pilotos que alcançaram o feito igualmente

Max Verstappen protagonizou uma das suas melhores corridas de sempre na Fórmula 1, ao terminar no pódio do Grande Prémio de São Paulo, depois de ter arrancado do pit-lane.

O tetracampeão mundial foi eliminado logo na primeira fase da qualificação de sábado. Na sequência, a Red Bull optou por retirar o seu monolugar do parque fechado para efetuar alterações, o que obriga a um arranque a partir da via das boxes. Esta decisão antecipava uma corrida extremamente difícil para o neerlandês, mas a realidade provou ser bem diferente.

Com uma condução exímia e com o auxílio de um safety car e de um par de incidentes significativos, Verstappen conseguiu abrir caminho pelo pelotão e cruzar a meta na terceira posição, a menos de 11 segundos do vencedor, Lando Norris. Nas voltas finais, Verstappen pressionou Andrea Kimi Antonelli, mas não conseguiu lançar um ataque decisivo ao italiano na luta pelo segundo lugar.

Ainda assim, a sua performance entra para a história, sendo apenas a oitava vez que um piloto sobe ao pódio após arrancar da via das boxes. O primeiro registo data do Grande Prémio da África do Sul de 1984, quando Alain Prost terminou em segundo, um feito repetido por Nigel Mansell em França, cinco anos depois.

Os outros cinco casos, anteriores ao de Verstappen, ocorreram já no século XXI, e em todas essas ocasiões o piloto terminou no terceiro lugar. Os protagonistas foram Kimi Räikkönen na Austrália em 2003, Rubens Barrichello no Canadá em 2005, Jarno Trulli na Austrália em 2009, Sebastian Vettel em Abu Dhabi em 2012 e Lewis Hamilton na Hungria em 2014.