José António Silva lidera a Seleção feminina de andebol. Foto FAP
José António Silva lidera a Seleção feminina de andebol. Foto FAP

Lusitanas rumam às Ilhas Faroé para dupla jornada decisiva

A Seleção Nacional A Feminina de andebol partiu esta segunda-feira para Tórshavn, onde defrontará as Ilhas Faroé no primeiro de dois jogos que podem ser determinantes para o apuramento para o Campeonato da Europa de 2026

A Seleção feminina juntou-se ontem, domingo, para o estágio de preparação, com uma única sessão de treino em solo nacional, antes de viajar esta segunda-feira para as Ilhas Faroé.

A Seleção Nacional A rumou a Tórshavn, onde defrontará as Ilhas Faroé no primeiro de dois jogos que podem ser determinantes para o apuramento para o Campeonato da Europa de 2026.

O primeiro confronto está agendado para 4 de março, às 19 horas, nas Ilhas Faroé. O segundo jogo terá lugar em Portugal, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no dia 8 de março, pelas 17 horas.

Antes da partida, o selecionador nacional, José António Silva, sublinhou a importância destes encontros. «Nesta semana enfrentamos dois jogos importantes com vista ao apuramento para o Campeonato da Europa. São partidas que podem ter peso decisivo nas contas finais do grupo e estamos plenamente conscientes dessa responsabilidade», afirmou.

O técnico abordou também as dificuldades sentidas ao longo da qualificação, nomeadamente as lesões que afetaram a convocatória, como a dispensa de Mihaela Minciuna, e as limitações impostas pelo calendário. «A preparação para estes jogos voltou a ser condicionada por esse contexto, mas é algo que não controlamos», lamentou, elogiando, no entanto, a postura do grupo.

«No que controlamos, a atitude, o compromisso e a qualidade do trabalho que realizamos, este grupo é exemplar. Como habitualmente as jogadoras apresentaram-se no estágio com a dedicação e a responsabilidade que sempre demonstram quando representam Portugal.»

Com o tempo de preparação em campo reduzido, a equipa técnica focou o único treino na «organização defensiva e avaliação do estado físico das atletas». José António Silva revelou que, até à hora do jogo, o trabalho será complementado com análise de vídeo e reuniões para compensar a falta de tempo de treino.

«Estamos conscientes das dificuldades — calendário exigente, limitações na preparação e a qualidade do adversário — mas também temos indicadores muito positivos. Sentimos evolução na equipa, uma maior maturidade competitiva e a forte convicção de que estamos no caminho certo», acrescentou o selecionador, deixando uma nota de otimismo: «Se mantivermos o nosso nível de compromisso, organização e ambição, acredito que temos todas as condições para realizar uma excelente prestação nestes dois jogos.»

Em abril a equipa das quinas volta a jogar em casa, desta vez frente ao Montenegro, dia 9 (19h00) e série de jogos termina com uma deslocação à Islândia, a 12 de abril (17h00).