Luís Filipe Vieira em jantar-convívio no Samouco, concelho de Alcochete

Luís Filipe Vieira: «Vamos agarrar o boi pelos cornos»

Num jantar-convívio no Samouco, o o ex-presidente do Benfica fez ainda grave acusação: «Um dos candidatos à presidência tem como candidato à vice-presidência da Assembleia Geral alguém que colaborou na divulgação dos e-mails do FC Porto!»

A quatro dias das eleições do Benfica, Luís Filipe Vieira deslocou-se à Quinta de Eventos Moinho da Prata, no Samouco, concelho de Alcochete, para participar num jantar-convívio de apoio à sua candidatura à presidência das águias, que contou com a presença de cerca de uma centena de adeptos.

Vieira chegou por volta das 20h15, precisamente no momento em que, em Newcastle, o Benfica sofria o primeiro golo frente aos magpies, perto da meia hora de jogo. «Parece um sinal», comentaram alguns adeptos encarnados. O candidato sentou-se e assistiu ao restante do jogo. Quando, aos 71 minutos, Barnes fez o 2-0, Luís Filipe Vieira mostrou-se bastante irritado e, por diversas vezes, manifestou forte descontentamento, acompanhando de pé o resto da partida.

No final, após tirar algumas fotografias com os adeptos, Luís Filipe Vieira discursou: «Os sócios do Benfica ou vão criar um problema para o futuro do clube, ou vão resolver rapidamente o problema do Benfica. Não há mais alternativas. Temos todas as condições para voltar a liderar o Benfica, pois dispomos de uma boa equipa, capaz de agarrar o boi pelos cornos, como se costuma dizer. A nossa vontade é tornar o Benfica hegemónico em Portugal. Queremos ganhar constantemente», começou por afirmar.

Vieira rejeitou as críticas que apontam a sua idade como um obstáculo: «O Benfica hoje está superdividido. Há uma linha radical e outra linha politizada, e só ganhando é que voltaremos a ser a família Benfica. Para sermos mais fortes, temos de estar unidos; e para estarmos unidos, temos de ganhar, para que não haja argumentos que deixem ninguém desprezado. Se há algo que me falta, é cumprir aquilo a que me propus. Há muita gente que diz: “Ah, tens 76 anos, o que é que vai ser?” Sim, tenho 76 anos, mas parece que tenho 50. Essa é a diferença. Contem com a minha determinação — e, de certeza, comigo não haverá pontapés na cabeça de nenhum jogador. Temos a melhor equipa e, com a melhor equipa, somos obrigados a ganhar sempre.»

A terminar, Vieira acusou membros de outra lista de terem divulgado os e-mails ao FC Porto: «Não se preocupem com os processos, pois um dia vão perceber melhor o que se passou. O caso dos e-mails foi gravíssimo. Um dos candidatos à presidência tem como candidato à vice-presidência da Assembleia Geral alguém que colaborou na divulgação dos e-mails do FC Porto.»