Liverpool: novas imagens do atropelamento e 4 pessoas ainda em estado grave
O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Steve Rotheram, referiu na manhã desta terça-feira que quatro pessoas estão em estado grave depois do atropelamento que ocorreu na tarde de segunda-feira na parada de campeões do Liverpool.
Em declarações à BBC Radio 5 Live, Rotheram disse que estava a cerca de 100 metros do incidente enquanto este se desenrolava, e que «ainda há quatro pessoas que estão muito, muito doentes no hospital».
O Presidente referiu-se ainda à desinformação que se espalhou na Internet imediatamente após o incidente e elogiou a polícia local ao divulgar rapidamente pormenores sobre o detido - um homem branco britânico de 53 anos, não sendo ainda claro se era ele o condutor, segundo algumas fontes. Nenhuma imagem ou nome foram divulgados pela polícia.
Novos vídeos parecem mostrar o carro momentos antes de avançar pela multidão, com algumas pessoas a baterem no veículo, nomeadamente nos vidros, arrancando a escova pára-brisas.
What was going on in the run up before the car ploughed through the crowd? pic.twitter.com/TKiC2DpuQs
— leilani dowding 🌸🚜 ☮️ (@LeilaniDowding) May 26, 2025
Há também vídeos de um homem a ser detido, dominado no chão pela polícia, que não parece o condutor.
Super slow-mo of the driver moments before he rammed into crowds at the Liverpool Premier League parade.
— Liam A Diss (@BritFirst) May 26, 2025
No defining features can be seen, in my opinion.
🤷🏻♂️ pic.twitter.com/o19m2aYbcN
Liverpool. They shove the driver in the van but who is fighting with the police ? pic.twitter.com/KeENrbAyIJ
— karma (@karma44921039) May 27, 2025
A polícia não está a tratar o incidente como terrorismo e Rotheram falou sobre a questão mais falada: «A questão, sejamos honestos, em que toda a gente está a pensar, é porque é que um carro foi parar à rua Water. A polícia vai fazer as suas investigações, vamos descobrir a razão pela qual estava lá. Felizmente havia ambulâncias a metros de distância e havia muita polícia.»
Festa cancelada
O primeiro-ministro Keir Starmer voltou esta manhã a referir-se ao caso e declarou que «todo o país está com o Liverpool»: «O Liverpool está unido e todo o país está com o Liverpool. Gostaria de agradecer aos primeiros socorristas que fizeram um trabalho fantástico ontem à noite e continuam a fazê-lo. Está agora a decorrer uma investigação. Estou a ser informado, falando frequentemente com o Presidente da Câmara.»
O Liverpool tinha previsto para esta terça-feira uma festa para os funcionários do clube, mas esta foi cancelada assim que a gravidade do incidente se tornou clara.
Num post no Instagram, o antigo treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, que esteve domingo no último jogo da época em Anfield, e na parada, expressou choque pelo incidente.
«A minha família e eu estamos chocados. Os nossos pensamentos estão com todos os feridos e afectados», afirmou, numa declaração que termina com o lema do clube, «nunca caminharás sozinho».
Artigos Relacionados: