Afundanço de Queta - Foto: NBAE
Afundanço de Queta - Foto: NBAE

Neemias jogou 7 minutos e sentou-se...

Celtics disputaram o terceiro dos quatro jogos da pré-temporada, o primeiro no TD Garden, e esmagaram os Cavaliers, que deixaram de fora todas as suas principais estrelas. O poste português não integrou o cinco inicial e apenas atuou no 2.º quarto

Após realizar os dois primeiros encontros de pré-temporada fora, com vitória ante os Grizzlies (103-121) e derrota face aos Raptors (107-105), os Celtics apresentaram-se pela primeira vez no TD Garden para defrontar os Cavaliers.

Conjunto que voltará a figurar entre os principais candidatos ao título de Este, ainda que na época passada tenham sido surpreendentemente eliminados por 1-4 pelos Pacers nas meias-finais de Conferência, e que em Boston foram derrotados por pesados 138-107 (33-17, 37-29, 32-27, 36-34) .

Mas há uma razão para tal. Se no arranque do campo de treino Joe Mazzulla avisara que os cinco iniciais e jogadores a utilizar neste momento nada têm a ver com aqueles em que apostará no campeonato, algo que se passa na maioria das formações, até porque ainda há muita gente a ser dispensada, nos Cavs Kenny Atkinson foi mais longe e se não utilizou a estrela Donovan Mitchel, nem levou na viagem a Boston Evan Mobley, De’Andre Hunter, Darius Garland ou Jarret Allen.

Neemias, que em Memphis não saiu do banco e em Toronto atuou de início (4 pts, 5 res, 1 rbl, 1 dsl, 5 trn), mas só foi utilizado 17 minutos, desta feita ficou fora da equipa principal de Mazzulla, que apostou num cinco não muito alto: Payton Pritchard (14 pts, 5 res, 2 ass, 2 rbl), Derrick White (16 pts, 7 res, 5 ass), Jaylon Brown (8 pts, 5 res, 6 ass), Sam Hauser (15) e Chris Boucher (6 pts, 2 res)

Conjunto que cedo lançou os Celtics numa correria que as segundas e terceiras figuras dos Cavs não conseguiram acompanhar, nunca permitindo que o adversário estivesse à frente uma única vez. A 3m do fim do 3.º quarto os donos da casa lideravam por 35 (96-61) e no início do último quarto por 37 (113-76).

Neemias entrou no arranque do 2.º quarto para o lugar de Luka Garza (7 pts, 5 res, 1 dsl, 1 trn), um dos seus principais rivais na luta pela posição no cinco, e voltou a ser pouco utilizado, permanecendo no court apenas 7 minutos, onde registou 4 pontos (2/2 L2), 4 ressaltos (2 of), e cometeu dois turnovers. Saiu, definitivamente, a 4.45m do intervalo quando a equipa ganhava por 50-31.

Os Celtics terminaram com 18/45 em triplos (40%), contra 12/60 (20%) dos Cavaliers.

Quinta-feira disputam o quarto e último jogo da pré-temporada, recebendo em casa os Raptors, para depois começarem a fase regular com os 76’ers a visitarem o TD Garden, a 23 de outubro. O campeonato começa dois dias antes com os campões Thunder contra os Rockets e o dérbi californiano Lakers-Warriors.