John Terry a assistir a um jogo dos sub-18 do Chelsea
John Terry a assistir a um jogo dos sub-18 do Chelsea - Foto: IMAGO

Terry «frustrado» por ter sido ignorado para o cargo de treinador interino do Chelsea

Antigo capitão dos 'blues' queria oportunidade de liderar a equipa principal, sendo que desempenha funções como mentor a tempo parcial na academia do clube

John Terry, antigo capitão do Chelsea, manifestou a sua «frustração» por não ter sido considerado para assumir o comando técnico da equipa a título interino, após a saída de Enzo Maresca em janeiro. A lenda do clube, que atualmente desempenha funções como mentor a tempo parcial na academia do Chelsea, não fez parte da equipa técnica temporária que orientou o clube nos jogos contra o Manchester City e o Fulham.

Após a saída inesperada de Maresca, a escolha para treinador interino recaiu sobre Calum McFarlane, o treinador a tempo inteiro da equipa de sub-21. Mais tarde, Liam Rosenior, proveniente do Estrasburgo, clube parceiro, foi nomeado treinador principal a título definitivo. Em declarações ao canal de YouTube Golf Life, Terry esclareceu os seus sentimentos sobre a decisão.

«Não estou irritado, talvez mais frustrado, porque eu fazia parte daquele grupo de sub-21 que foi chamado», afirmou. «Mesmo que não fosse eu a liderar a equipa... o Calum assumiu, esteve muito bem e conseguiu um bom resultado. Sinto que deveria ter feito parte disso», atirou.

O antigo internacional inglês acrescentou ainda: «As pessoas têm de tomar decisões. Gosto quando as pessoas tomam decisões e dizem sim ou não. Claramente, a direção, ou quem quer que tenha tomado estas decisões — os diretores desportivos — disse não à minha inclusão, por alguma razão. Não sei porquê...»

A frustração de Terry é agravada pelo facto de possuir a Licença Pro da UEFA e um diploma da FIFA em liderança, as mais altas qualificações de treinador. Em contraste, McFarlane detém apenas a Licença B da UEFA. No entanto, a direção do Chelsea considerou-o a opção mais adequada, dada a sua colaboração regular com Maresca nos sub-21 e a utilização de um sistema de jogo semelhante, o que permitiria uma transição mais suave. Desde então, McFarlane impressionou Rosenior e foi promovido para a sua equipa técnica principal.

Terry já tem experiência como treinador-adjunto de Dean Smith (atualmente no FC Charlotte) no Aston Villa e no Leicester City. Atualmente, gere uma equipa de futebol de seis de influenciadores, os 26ers, na Baller League. O seu papel atual no Chelsea limita-se às equipas da academia, com interação mínima com os jogadores da equipa principal, à exceção dos que se formaram no clube, como o atual capitão Reece James.

Esta não é a primeira vez que Terry expressa o seu descontentamento com a falta de oportunidades. Numa entrevista à BBC Sport em março, lamentou a situação. «É realmente desanimador. Candidatei-me a alguns cargos e não os consegui por falta de experiência como treinador principal, mas tendo sido capitão do Chelsea e da minha seleção, não sei o que mais se pode fazer em termos de liderar equipas e pessoas», desabafou.