João Almeida fora da luta na Volta à Polónia devido a queda
Uma queda na quarta etapa da Volta à Polónia ditou o afastamento de João Almeida da luta pela vitória final na prova que conquistou em 2021. O português sofreu ferimentos da perna esquerda e perdeu 16 minutos na meta, tempo que é irrecuperável para a frente da corrida.
A etapa, disputada entre Zagan e Karpacz ao longo de 176 quilómetros, foi marcada pela chuva, que tornou o piso escorregadio e perigoso. A cerca de 40 quilómetros da meta, uma queda massiva envolveu aproximadamente três dezenas de ciclistas, com alguns a serem forçados a abandonar. João Almeida foi um dos prejudicados, sofrendo ferimentos na perna esquerda, como mazelas mais visíveis. Apesar das dificuldades, o chefe de fila da UAE Emirates concluiu a tirada, mas cortou a meta na 137.ª posição, a 16 minutos do vencedor, o neerlandês Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike).
A temporada tem sido aziaga para Almeida, que não competia desde 13 de junho quando desistiu após a 6.ª etapa do Tour Auvergne-Rhône-Alpes devido a problemas físicos persistentes que o tinham levado antes a abdicar da Volta a Itália e da Paris-Nice.
A condição física do português será reavaliada durante a noite, até à manhã de hoje, e fará dependerá a participação do corredor na etapa, uma vez que o objetivo maior é a participação na Volta a Espanha, em que foi segundo em 2025, e que começa no dia 22 de agosto.
Bart Lemmen surpreende a vencer
Na luta pela vitória na etapa, Bart Lemmen atacou no início da derradeira subida e surpreendeu os favoritos, terminando à frente do italiano Christian Scaroni (XDS Astana), que esteve perto de o alcançar nos metros finais.
Com este resultado, Lemmen é o novo camisola amarela, com uma vantagem de seis segundos sobre Scaroni. O alemão Marco Brenner (Tudor) ocupa o terceiro lugar da geral, a 26 segundos.
Quem perdeu a liderança foi o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), vencedor das três primeiras etapas, que desceu para o 80.º posto, a 9.59 minutos do novo líder.
A quinta de sete etapas da Volta à Polónia corre-se hoje, numa ligação de 218,9 quilómetros entre Opole e Kocierz Resort, que termina com uma exigente subida de montanha.