João Almeida: «É fantástico ajudar Pogacar a vencer»
João Almeida fez um excelente final de quarta etapa nesta edição da Volta a França, primeiro selecionando o pelotão na subida final, preparando o ataque do seu líder, Tadej Pogacar, e alguns quilómetros adiante, quando se juntou um grupo restrito, a controlar e a anular as tentativas de fuga dos adversários.
TEAM 🤝🏆🤝 @TeamEmiratesUAE #TDF2025 pic.twitter.com/11JfZsEla6
— Tour de France™ (@LeTour) July 8, 2025
Impressionou a perseguição que o português da UAE Emirates moveu ao norte-americano Matteo Jorgenson, da rival Visma Lease a Bike, pouco antes do último quilómetro, permitindo a Pogacar vencer ao sprint, batendo o camisola amarela Mathieu van der Poel e Jonas Vingegaard.
🔥 @TamauPogi attacks on the rampe Saint-Hilaire! Only Jonas Vingegaard follows him! The duel is on!
— Tour de France™ (@LeTour) July 8, 2025
🔥 @TamauPogi attaque dans la rampe Saint-Hilaire ! Seul Jonas Vingegaard le suit ! Le duel est lancé !#TDF2025 pic.twitter.com/SytodWGQop
Após a corrida, João Almeida foi felicitado por Tadej Pogacar, que o elogiou no discurso de vitória, a 100.ª na carreira do vencedor do Tour de 2024. «Somos todos amigos. Temos um objetivo comum na equipa: ajudar Tadej [Pogacar] a vencer. É um prazer e uma honra tê-lo ajudado a conquistar a 100.ª vitória», afirmou o corredor de A-dos-Francos, agora oitavo da geral, a 55 segundos do duo da liderança, Van der Poel e Pogacar.
«A equipa fez um excelente trabalho, todos os corredores, e coube-me a tarefa final. Executámos muito bem o plano e Tadej [Pogacar] foi o mais forte. Foi uma vitória fantástica, num dia fantástico para a nossa equipa», exortou João Almeida, que já começou a cumprir a tarefa que disse ser a principal para este segundo Tour da sua carreira: destruir o grupo dos rivais de Pogacar.
🤩 Relive this epic final km where @TamauPogi powered to his first stage win on the #TDF2025!
— Tour de France™ (@LeTour) July 8, 2025
🤩 Retour sur cet incroyable dernier km qui a vu @TamauPogi remporter sa première victoire sur le #TDF2025 ! pic.twitter.com/USHTAWmkkj
«Os últimos quilómetros não foram fáceis. Tentámos controlar para o Tadej, mas também a Visma tentou aumentar o andamento para o Jonas [Vingegaard]. Mas depois correu-nos de feição. Fiquei com o Tadej e continuei a ajudá-lo e, no final, ele venceu. Quando assim é devemos estar satisfeitos com o que fizemos», concluiu o corredor luso, de 26 anos, em grande forma na véspera de importante contrarrelógio.