Israel ataca liderança do Hamas no Qatar
Israel assumiu esta terça-feira um «ataque» contra líderes do Hamas, pouco depois de terem sido registadas explosões na capital do Qatar. Doha é há muito tempo o local onde vivem negociadores do movimento islamita palestiniano.
As agências internacionais e o canal Al-Jazeera mostraram ao início da tarde colunas de fumo em vários locais da cidade.
«A ação de hoje contra os principais chefes terroristas do Hamas foi uma operação israelita totalmente independente. Israel iniciou, conduziu e assume total responsabilidade», afirma o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Prime Minister's Office:
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) September 9, 2025
Today's action against the top terrorist chieftains of Hamas was a wholly independent Israeli operation.
Israel initiated it, Israel conducted it, and Israel takes full responsibility.
Está terá sido a primeira vez que Israel levou a cabo uma ação no Qatar.
«As Forças de Defesa de Israel (IDF) e a Agência de Segurança Interna (ISA) realizaram um ataque preciso contra a alta liderança da organização terrorista Hamas. Durante anos, esses membros da liderança do Hamas lideraram as operações da organização terrorista, são diretamente responsáveis pelo brutal massacre de 7 de outubro e têm orquestrado e gerenciado a guerra contra o Estado de Israel. Antes do ataque, foram tomadas medidas para mitigar os danos aos civis, incluindo o uso de munições precisas e inteligência adicional. As IDF e a ISA continuarão a operar com determinação para derrotar a organização terrorista Hamas, responsável pelo massacre de 7 de outubro», acrescentou-se.
⚡️🚨🚨 ISRAEL BOMB QATAR:
— Eagle Eye (@zarrar_11PK) September 9, 2025
Local sources: 6 powerful simultaneous explosions in Doha
Series of explosions in Katara neighborhood in Doha.
Israeli media reports an assassination attempt against Hamas leadership in Doha.#Israel #Doha #Qatar #Gaza pic.twitter.com/ud0B7QpSmX
Segundo o Al Jazeera, o ataque visou uma equipa de negociadores do Hamas, que estavam reunidos para discutir uma proposta de cessar-fogo em Gaza apresentada pelos EUA.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar reagiu: «O Estado do Catar condena veementemente o cobarde ataque israelita que teve como alvo edifícios residenciais onde residiam vários membros do gabinete Político do Hamas na capital catariana, Doha.»